Rio - A Vigilância Sanitária divulgou o balanço da megaoperação, deflagrada nesta segunda-feira, em supermercados e estabelecimentos da Zona Oeste do Rio. De acordo com o órgão, 700 kg alimentos foram inutilizados durante a vistoria.
Sete autos de infração emitidos por falta de higiene, temperatura inadequada nas gôndolas e alimentos impróprios também foram geridos nos três supermercados inspecionados.
![](http://static0.odia.com.br/ba/bj/af/babjafkwbqfjm5nmpzm7sms4v.jpg)
Além disso, seis amostras de alimentos como carne, frango, embutidos e empanados foram recolhidas para análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).
O material coletado será encaminhado ao Laboratório Municipal de Saúde Publica e o resultado dos exames saem entre sete e dez dias. Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação.
A ação começou no último sábado, com o recolhimento de amostras de carnes refrigeradas embaladas a vácuo, por conta da operação "Carne Fraca", que achou adulterações e péssimas condições dos produtos.
- Vigilância Sanitária faz megaoperação para inspecionar carnes em supermercados
- Vigilância sai às ruas para inspecionar carnes
- Vigilância Sanitária será reforçada para evitar Aedes aegypti
- Fiscal da Vigilância Sanitária infarta ao receber voz de prisão na Baixada
- PF acusa frigoríficos de usar cancerígenos em carne e papelão em frango
- 'Carne Fraca': PF flagrou conversa do Ministro da Justiça com 'grande chefe'