Por gabriela.mattos

Rio - Está marcado para às 15 horas desta terça-feira na sede da CEDAE, na Cidade Nova, a assinatura do Termo de Cooperação entre a companhia e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que visa plantar 15 mil mudas de ipês amarelos, brancos, rosas, roxos e verdes ainda este ano nas escolas da rede estadual de ensino. O evento marca o início das celebrações pelo Dia Mundial da Água, que será comemorado nesta quarta-feira. 

Segundo Jorge Briard, presidente da CEDAE, a iniciativa das duas instituições reforça a preocupçaõ de todos com o meio ambiente e com a importância da água. Briard também afirmou que 'os estudantes são o melhor caminho para a conscientização dos adultos quanto ao uso racional de um bem, que é finito'. 

15 mil mudas de ipê serão plantadas este ano nas escolas da rede estadual de ensino. Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, destaca que esta é uma ação de caráter pedagógico em atenção ao Dia Mundial da Água, criado para ampliar a conscientização da população em relação a este tema tão importante. 

– Esse trabalho em conjunto tornará as escolas muito bonitas no futuro, contribuindo para criar a consciência ambiental. O plantio funcionará como uma atividade pedagógica, além de tornar o clima das escolas mais agradável com uma árvore que floresce e, sobretudo, sendo original da Mata Atlântica – disse Victer. 

Os ipês que serão plantados pelos alunos com o apoio da CEDAE nas cerca de 1.250 escolas estaduais de todo o Rio de Janeiro foram produzidos nos viveiros de espécies da Mata Atlântica, mantidos nas estações de tratamento e unidades da CEDAE (Magé, Campo Grande, Guandu, Alegria, Alemão e São Gonçalo), com capacidade para produzir 1,8 milhão de mudas por ano. 

O cultivo das plantas é realizado por indivíduos que estão pagando algum tipo de pena em regime semiaberto, que integram o programa de ressocialização da Companhia, pelo qual já passaram, desde 2007, mais de 3 mil egressos do sistema prisional.

Dia Mundia da Água

?O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A data foi sugerida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada naquele ano e passou a ser comemorada em 1993. 

Você pode gostar