Por gabriela.mattos
Seis macacos foram encontrados mortosSecretaria de Saúde de Laje do Muriaé

Rio - Seis macacos da espécie barbudo foram encontrados mortos em Laje do Muriaé, no noroeste do estado do Rio, nesta segunda-feira. Segundo o secretário de Saúde do município, Rodolfo Almeida, os primatas estavam em área de mata fechada, em uma propriedade particular a dois quilômetros da cidade.

De acordo com ele, os animais foram achados por agentes da saúde da cidade após alertados por colonos. A ação também teve apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Os macacos, segundo Almeida, foram encaminhados na segunda-feira mesmo à Fiocruz. Ele informou que 80% da população de Laje do Muriaé já está vacinada contra a febre amarela.

O secretário de Saúde acredita que o número de macacos mortos possa ser maior porque, no local, foram encontradas ossadas de primatas. "As primeiras análises dos nossos veterinários não apontam ferimentos e nem marcas de tiros nos macacos, o que nos leva a crer que não foram mortos por pessoas, mas ainda não sabemos o que causou a morte deles", contou Almeida, garantindo que na cidade não há nenhum caso suspeito sendo tratado.

Os macacos mortos foram localizados por colonos que viram urubus voando pelo local. "Desde das primeiras informações sobre a febre amarela no estado, começamos a orientar a população sobre a doença e o que fazer no caso de encontrar macacos mortos", disse o secretário, que vai intensificar, a partir de amanhã, a vacinação na cidade. "Já estávamos programados para continuar a vacinar a população para ter 100% dos moradores vacinados, mas antecipamos o pedido de doses após o aparecimento desses macacos mortos", explicou Almeida.

Você pode gostar