Rio - A Prefeitura do Rio instalou, nesta quarta-feira, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O GGIM atuará com foco na prevenção primária de crimes aliviando, por exemplo, a sobrecarga da Polícia Militar, que poderá concentrar esforços em ocorrências mais graves.
Presidido pelo prefeito Marcelo Crivella, o GGIM é formado por um colegiado pleno com secretários municipais e autoridades de órgãos estaduais e federais de segurança e de justiça criminal e social, como a Secretaria de Estado de Segurança, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto de Segurança Pública, Ministério Público e Defensoria Pública.
Segundo a Prefeitura, "o Gabinete de Gestão vai facilitar discussões integradas, permitindo envolver instituições de todos os poderes e esferas para a definição conjunta de protocolos de atuação.".
O GGIM conta ainda com secretaria executiva e o Observatório de Segurança Pública para suporte tecnológico e estatístico, além de câmaras técnicas para a discussão de temas relevantes, como a perturbação do sossego e a violência doméstica, principais ocorrências atendidas hoje pela Polícia Militar.