Por thiago.antunes

Rio - Atenção motoristas que usam a Avenida Brasil. Desde as 5h da manhã de hoje, a pista central, sentido Zona Oeste, em Ramos, está interditada ao tráfego de veículos. A interdição é para a retomada das obras do BRT Transbrasil e ocupa todas as quatro faixas, entre as passarelas 12 e 14. O trecho, que tem de cerca 1,5 quilômetro, deverá permanecer fechado até junho de 2018.

Para tentar diminuir os impactos no tráfego da região, a pista central da Avenida Brasil, na direção ao Centro, está funcionando com duas faixas reversíveis para cada um dos dois sentidos. Outra medida para evitar retenções é a proibição de caminhões no trecho. As pistas laterais, no entanto, estão com funcionamento normal ao trânsito de quaisquer veículos.

Para instalação de sinalizações da obra%2C pistas em direção ao Centro foram fechadas parcialmenteAlexandre Brum / Agência O Dia

Ontem, apesar do feriado da Sexta-Feira Santa, foram registradas retenções nas imediações do trecho interditado para as obras do BRT Transbrasil. Isso porque foram feitas algumas obstruções para a colocação da nova sinalização de trânsito.

De acordo com o Centro de Operações Rio, para os motoristas que precisam usar a Avenida Brasil estão sendo recomendados trajetos alternativos durante todo o período das obras. Para aqueles que seguem em direção ao Centro, as melhores opções são utilizar a Linha Vermelha, a Avenida Pastor Martin Luther King e a Rua Leopoldo Bulhões.

Já para os motoristas que se deslocam no sentido Zona Oeste, o ideal é ir também pela Linha Vermelha ou seguir por dentro dos bairros de Bonsucesso, Olaria e Penha, utilizando a Avenida dos Democráticos, Rua Uranos e Lobo Júnior. Também é possível usar as ruas Leopoldo Bulhões e Teixeira de Castro.

O BRT Transbrasil vai fazer a ligação entre Deodoro e a passarela número 2 da Avenida Brasil, na altura do bairro do Caju. No total, o traçado tem cerca de 23 quilômetros, sendo que mais de 11 quilômetros já estão prontos. As obras estavam paradas desde os Jogos Olímpicos, em agosto de 2016.

Ao contrário do projeto original, que previa a utilização de ônibus articulados, o BRT Transbrasil adotará, em um primeiro momento, coletivos convencionais. A previsão é que o novo transporte entre em operação no segundo semestre de 2018.

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