Por adriano.araujo

Rio - Os motoristas que utilizam a Avenida Brasil na manhã desta segunda-feira enfrenta transtornos no trânsito causados pela retomada das obras do BRT Transbrasil, que aconteceu no último sábado em Ramos. Neste primeiro dia útil, quem seguia para o Centro do Rio encontrava trânsito lento entre Padre Miguel e Realengo, em Deodoro e de Parada de Lucas a Ramos, no início da manhã. Às 10h30,  o tráfego tinha lentidão apenas no trecho da obra, no sentido Centro. No período da tarde, promessa é de mais complicações para quem seguir no sentido Zona Oeste.

Da saída da BR-040 até a altura de Ramos, também havia pontos com lentidão. Já no sentido Zona Oeste, o tráfego seguiu com poucas retenções, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). A alternativa é fugir da via expressa e utilizar o metrô ou os trens da SuperVia. Quem não puder usar estes modais, as rotas alternativas são a Linha Vermelha e Avenida Pastor Marthin Luther King. 

Retomada das obras do BRT Transbrasil%2C em Ramos%2C causou complicações no trânsito da Avenida BrasilSeverino Silva / Agência O Dia

Desde sábado, a pista central, sentido Zona Oeste, entre as passarelas 12 e 14, em Ramos, está fechada. Segundo a CET-Rio, a extensão do bloqueio é de 1,5 km. A previsão é que as retenções atinjam uma extensão de cerca de oito quilômetros, afetando o trânsito da Brasil até a entrada das rodovias Presidente Dutra e Washington Luís.

As dificuldades não vão acabar tão cedo: o prazo da obra é de 12 meses. São 155 mil veículos que circulam por dia nesse trecho, nos dois sentidos, de acordo com a Prefeitura do Rio. E, para minimizar os impactos, será implementada uma pista reversível — com duas faixas de rolamento no local — na pista central sentido Centro. Caminhões e carretas estão impedidos de utilizá-la. 

Reforço nos trens da SuperVia

A SuperVia monitora e opera com toda a sua capacidade com a oferta de 2 milhões e 145 mil lugares, visando dar vazão ao aumento da demanda de quem foge do trânsito da Avenida Brasil.

O fluxo de passageiros nas estações é monitorado diretamente do Centro de Controle Operacional da empresa e trens extras poderão ser disponibilizados de acordo com a necessidade de cada ramal, informou a concessionária.

A Metrô Rio não divulgou nenhum esquema especial por conta das interdições para obras na Avenida Brasil.

Primeiro dia útil de retomada das obras do BRT Transbrasil%2C em Ramos%2C causou complicações no trânsito da Avenida BrasilSeverino Silva / Agência O Dia


Você pode gostar