Mais Lidas

Polícia faz operação para prender criminosos que roubam em trilhas do Rio

Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) e UPP Cerro Corá buscam sete ladrões reconhecidos por vítimas de roubo na trilha Parque Lage-Cristo

Por adriano.araujo , adriano.araujo

PM no Cerro Corá durante operação para prender assaltantes que agem em trilhasDivulgação

Rio - Agentes da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cerro Corá realizaram uma operação na favela do Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, na manhã desta sexta-feira. O objetivo era cumprir mandados de prisão contra seis e um de apreensão contra um menor, apontados como assaltantes que vêm aterrorizando frequentadores de trilhas do Parque Lage e do Cristo Redentor. Segundo a Deat, eles foram reconhecidos por vítimas de roubos.

Sete suspeitos, que não fazem parte da lista de mandados de prisão, foram conduzidos para a delegacia, de acordo com a PM, e um pedreiro foi preso. Lucas Lima Luiz Vicente, Wallace Guilherme Soares Silva, Romário Cosme de Assis, Luiz Henrique da Silva Fonseca, Rafael Vicente Ferreira e Wesley Ulisses de Souza Santana Santos continuam foragidos.

Delegada da Deat, Valéria Aragão contou que o índice de assaltos nessa trilha aumentou nos últimos seis meses por causa do crescimento de operações da UPP na comunidade. "O tráfico começou a permitir que os traficantes utilizem o local para cometer crimes", contou.

Valéria explicou ainda que alguns moradores são aliciados por traficantes para cometer esses crimes, como foi o caso do pedreiro, que roubou o celular de um turista. Ele foi encontrado após a polícia rastrear o aparelho. 

"Eu não recomendo que essa trilha seja feita. Sugiro, sim, o seu fechamento temporário. Já assinalamos os pontos vulneráveis. Estou envolvida nessa trilha há meses e temos avanços bastante positivos do ponto de vista da investigação, que é a atribuição da Polícia Civil. O patrulhamento ostensivo na região nunca será eficiente porque os recursos humanos nas forças de segurança estão avassaladoramente escasseados", complementou.

Lucas Luiz Vicente%2C Wallace Guilherme Silva%2C Romário Cosme de Assis%2C Luiz Henrique da S. Fonseca%2C Rafael Vicente Ferreira e Wesley Ulisses de Souza Santos são procuradosDivulgação / Arte O Dia Online

A delegada destacou que essa operação surgiu após seis meses de investigação. Os policiais levaram, nesta sexta-feira, quatro guias turísticos e três parentes dos suspeitos para prestar depoimento. Entre os familiares há uma mulher que seria a mãe de um dos chefes da quadrilha.

"Os turistas chegam lá em cima [da trilha] cansados e sem reação. Essa trilha começou a ser alvo por ser muito famosa. Os bandidos descobriram que os turistas, principalmente os alemãs e americanos, levam objetos de valor para o passeio", disse.

Participaram da operação também policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e do o Comando de Polícia Ambiental (CPAm). Na semana passada, a Justiça decretou a prisão dos suspeitos.

A decisão da juíza Raphaela de Almeida Silva, da 29ª Vara Criminal, ocorreu após a Deat identificar os integrantes do grupo. Um dos procurados nesta sexta-feira participou deste roubo, que terminou com dois turistas estrangeiros — , um polonês e um inglês — esfaqueados. Todos já tinham passagem pela polícia por roubo.

Os roubos neste trecho da trilha, que é muito frequentado por cariocas e turistas, têm sido recorrentes. Na primeira semana após a inauguração oficial da Transcarioca, em fevereiro, O DIA publicou que pelo menos um grupo de cinco americanos e um casal de brasileiros já tinham sido assaltados, em dois dias consecutivos.

Reportagem do estagiário Rafael Nascimento, sob supervisão de Gabriela Mattos

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia