Rio - À noite, cerca de 15 mil pessoas em situação de rua não têm como se proteger das baixas temperaturas que a cidade vem enfrentando neste inverno. Com a chegada de uma frente fria ao Rio, hoje, e previsão de mínimas de 12 graus a partir desta quinta, vale lembrar que algumas marcas, organizações sociais e mesmo grupos independentes ainda estão recebendo doações, que vão desde agasalhos a cobertores e meias.
Os projetos ‘Selfie da Alegria’ e ‘Sou, Porque Somos Nós’ aceitam doações para pessoas em situação de rua de Marechal Hermes, Cascadura e pessoas vulneráveis socialmente da comunidade Portelinha. A administradora Carla Lopes, 35, é uma entre os cerca de 80 voluntários do ‘Selfie’ que se desdobram para ajudar os outros.
“Fazemos o trabalho nos dias de folga e tento também conciliar horários para fazer distribuições à noite. Vale a pena. Eles (pessoas em situação de rua) ficam muito felizes quando chegamos”, contou. O Grupo já fez a primeira entrega de doações no final de junho, mas continua aberto à doações, principalmente, de roupas infantis (veja ao lado onde doar).
Distribuição
A estudante Thâmily Alves, de 23 anos, começou o projeto Cabide Solidário como parte de uma disciplina de empreendedorismo da faculdade. Este ano, a iniciativa cresceu e várias amigas se juntaram para recolher doações de roupas e calçados no Rio.
“Buscamos ajudá-los não só a encontrar a melhor roupa e calçado, mas também buscamos ouvir as suas histórias, olhar nos olhos naquele momento”, disse. A última distribuição aconteceu em um evento no dia 23 de junho, na Praça Jardim do Méier, mas, elas continuam recolhendo doações para fazer novas entregas.
Quem não tem itens para doação em casa e quer ajudar pode encontrar promoções de cobertores e agasalhos em diversos locais da cidade, como na Saara, no Centro. Em 30 anos como vendedor da loja Novex, de cama, mesa e banho naquela região, Jorge Luiz Pereira diz que muitos clientes compram grande quantidade, especialmente dos cobertores mais baratos, para doações. “Este ano já vendemos mais de 1 mil cobertores. As pessoas compram por atacado a R$12,99 cada. Acho que as pessoas estão mais solidárias e, a cada ano, vendemos mais”, disse.
Mínima deve chegar a 12 graus nesta quinta-feira
A chegada de uma massa de ar seco ao Sudeste muda de forma brusca a temperatura no Rio que deve chegar, hoje, aos 14 graus, mínima, e aos 22 graus, máxima. Ontem os termômetros marcaram máxima de 33 graus e mínima de 14 graus.
O tempo ensolarado de ontem deve dar lugar hoje às nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas até quinta-feira, segundo a o Alerta Rio. Amanhã, a entrada de ventos úmidos vai manter o tempo instável no Rio, com previsão de céu nublado e chuva fraca isolada a qualquer hora do dia.
Segundo meteorologistas do Alerta Rio, amanhã, a temperatura continua caindo, e a previsão mínima é de 13 graus e máxima, de 20° C, também com chuva. Quinta e sexta não tem previsão de chuva. Entretanto, a previsão da temperatura mínima para esses dias é de 12 graus. A máxima é de 23° C e 30° C, respectivamente.
Com a chegada da frente fria a Marinha emitiu um aviso de ressaca, ontem, que segue pela Costa Verde até a Região dos Lagos, e exige atenção dos banhistas. O mar começa a subir hoje à tarde com ondas de 1 metro pela manhã e entre 1,5 metro e 2 metros à tarde, e pode chegar a 3 metros à noite.
Onde doar?
- Setrerj
Recebem agasalhos e cobertores. As doações serão encaminhadas à Associação Pestalozzi de Niterói, que atende cerca de 15 mil pessoas. Doações até o dia 18 de agosto em todas as unidades do sindicato (Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Maricá).
- Selfie da Alegria
Aceitam roupas para moradores da Portelinha e às pessoas em situação de rua de Marechal Hermes e Cascadura. Doações ao longo de todo ano. Coleta das doações pelo telefone: (21) 99654-0920.
- Cabide solidário
Coletam roupas e calçados para pessoas em situação de rua do Méier. Doações ao longo de todo ano. Coleta pelos telefones: 980456658 (Méier); 98010-1123 (Bangu); 98501-0219 (Vila da Penha); 98891-4576 (Barra); 99766-8464 (Humaitá); 98256-4691 (PUC-Rio); 99891-5989 (Uerj); 971994554 (Estácio).
- Cruz Vermelha
A campanha de doação de agasalhos da Cruz Vermelha Brasileira recebe casacos e cobertores, em diversas filiais, para serem doados a famílias em condições de vulnerabilidade social. No Centro do Rio, a entidade fica na Praça Cruz Vermelha, 10/12, Centro.
- Pacheco
Podem ser doados agasalhos para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e para as filiais da Cruz Vermelha. Até dia 31 de julho em qualquer loja das Drogarias Pacheco.
- Concessionária Novo Rio
Recolhem agasalhos para 10 mil idosos, crianças e famílias atendidas pelos abrigos Cristo Redentor, Lar Fabiano de Cristo, Abrigo Maria Imaculada e Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa. Até dia 31 de julho. Endereço: Rodoviárias Novo Rio e Roberto da Silveira (Niterói).Telefone: (21) 3213-1803
- RioSolidário
Aceitam leite em pó para crianças e idosos cadastradas no projeto RioSolidário. Doações até dia 11 de agosto. Endereço: Travessa Euricles de Matos, 17 – Laranjeiras. Telefone: (21) 2334-3916.