Por luana.benedito

Rio - A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) vai inaugurar nesta quinta-feira, o 'Disque Combate ao Preconceito'. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, através do telefone (21) 2334 9551para denúncias contra atos preconceituosos como xenofobia, LGBTfobia, racismo, intolerância religiosa, entre outros.

De acordo com a secretaria, a central do disque denúncia estava em fase de testes há duas semanas, mas devido aos recentes casos de preconceito, e o aumento no número de registros destes crimes pela Superintendência de Igualdade Racial e Liberdade Religiosa da SEDHMI, o órgão decidiu antecipar o atendimento.

“Na semana passada, por exemplo, recebemos em cinco dias 15 denúncias de casos de intolerância religiosa. Ou as pessoas estão denunciando mais estes atos de preconceito, o que é muito positivo, ou realmente casos de intolerância estão se multiplicando, o que é preocupante. O Disque Combate ao Preconceito é fundamental para que possamos atender e acompanhar estes crimes de ódio que não podemos mais tolerar”, explica o secretário de Direitos Humanos Átila A. Nunes.

As denuncias recebidas através do Disque Combate ao preconceito serão recebidas pelas atendentes da central de atendimento e analisadas e tratadas pelos profissionais especializados da secretaria.

Você pode gostar