Por rodrigo.sampaio

Rio - Pela primeira vez na história, o Cristo Redentor irá ganhar as cores da Educação Física. O monumento será iluminado com a cor verde no dia 1º de setembro, das 18h30 às 19h30, em comemoração do dia da profissão. Ação, que é uma parceria entre o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CREF1) e a Arquidiocese da cidade, tem como objetivo conscientizar a sociedade da importância da prática de exercícios físicos.

Cristo será iluminado de verde no dia 1º de setembroCarlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo terá cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos em 2025. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

A prática de exercícios também são grandes aliados para a melhoria da condição física, tendo reflexos positivos no reforço da musculatura e do sistema cardiovascular, além de estimular o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças, regular o colesterol e melhor a saúde mental.

Sobre a data

O Dia do Profissional de Educação Física é uma data voltada para a valorização e entendimento dos vários segmentos que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a aprovação da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O primeiro de todos a ser instituído foi o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região do Rio de Janeiro e Espirito Santo (CREF1), um dos representantes mais ativos da categoria, que transformou o Estado na capital nacional da Educação Física.

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.

Você pode gostar