Por karilayn.areias

Rio - Quase 200kg de alimentos impróprios para o consumo foram descartados durante a operação Secos e Molhados, ação feita pelo Procon Estadual. Oito supermercados do Centro e da Zona Norte do Rio foram vistoriados e todos foram autuados.

Operação Secos e Molhados%3A Procon Estadual vistoria oito supermercados do Centro e da Zona Norte e todos são autuadosDivulgação

A maior parte dos alimentos descartados estava fora do prazo de validade. No supermercado Extra (da Rua São Luiz Gonzaga, 122, Benfica) foram jogados fora 108kg, entre carnes salgadas, lombo e barriga de porco. O estabelecimento também não tinha o certificado do Corpo de Bombeiros.

Na filial do Campeão (Rua Haddock lobo, 143, Tijuca), além de 33kg e 884g de alimentos impróprios, entre vencidos, sem especificação da validade ou mal armazenados, os fiscais constataram diversos problemas estruturais. O balcão frigorífico, por exemplo, estava enferrujado e a câmara de congelados tinha piso de cimento (a lei determina que o piso seja de material lavável), além de acúmulo de água e porta com fungo e ferrugem. A Câmara de Laticínios estava com a porta enferrujada e também tinha piso de cimento. Uma parte do balcão frigorífico de frangos foi interditada por estar com uma parte de metal solta, podendo machucar o consumidor.

Já no Prix (Rua Haddock Lobo, 5, Estácio), havia 17kg e 238g de produtos vencidos, entre azeitona sem caroço, queijo muçarela, pizza e queijo prato. Na câmara do açougue, os tendais (locais onde os ganchos são apoiados) estavam enferrujados, o piso da câmara de congelados quebrado, a porta e seu batente apresentavam ferrugem e havia sebo e osso misturados com as carnes. O caixa preferencial, por sua vez, não tinha os 90cm de largura mínima estabelecida por lei.

Confira o balanço da operação: 

1 - Millenium (Rua da Quitanda, 161, Centro): Ausências do cartaz informando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores, de preços nos produtos expostos à venda, de balança de precisão para consulta pelo consumidor e de caixa preferencial.

2 - Inter Supermercados (Praça Tiradentes, 40, Centro): Ausência de balança de precisão para consulta pelo consumidor. Câmara resfriada com ferrugem no ar condicionado. Câmara congelada com a porta suja, bolor e batente enferrujado.

3 - Extra (Rua São Luiz Gonzaga, 122, Benfica): 61kg de carnes salgadas vencidas na área de manipulação de carnes. Produtos vencidos na câmara refrigerada: 12kg de barriga de porco e 16kg de lombo. 19kg de carnes salgadas sem especificação da validade na área de manipulação de carnes. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 - Supermercado Campeão (Rua São Luiz Gonzaga, 308-322, Benfica): Piso quebrado na câmara congelada. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a regularização, sob pena de interdição.

5 - Prix (Rua Haddock Lobo, 5, Estácio): Produtos vencidos: 2kg e 900g de azeitona sem caroço, 5kg de queijo muçarela, 9kg de pizza e 338g de queijo prato. Câmara do açougue com tendais (locais onde os ganchos são apoiados) enferrujados, batente da porta e porta com ferrugem, sebo e osso misturado com as carnes e ralo não sifonado. Piso da câmara de congelados quebrado. O caixa preferencial não possui 90cm de largura.

6 - Prezunic (Rua Itapiru, 474, Catumbi): Produtos vencidos: 10kg de costela suína, 17kg e 500g de salgados e 12kg de carne seca.

7 - Campeão (Rua Haddock Lobo, 143, Tijuca): Câmara de laticínios com piso de cimento e porta enferrujada. Na câmara de carnes, parte superior da porta da câmara de carnes com abertura, ralo não sifonado, chão com rachaduras e infiltrações, tendais e porta enferrujados. Na câmara de congelados, piso de cimento e acúmulo de água e porta com fungo e ferrugem. Produtos vencidos na câmara de congelados: 254g de presunto cozido e 434g de presunto royale. Produtos sem especificação na câmara de laticínios: 4kg e 676g de azeitona preta e 11kg e 20g de azeitona verde com caroço. Balcão frigorifico com ferrugem. Parte do balcão frigorífico de frangos interditada por estar com uma parte de metal solta, podendo machucar o consumidor. Piso da padaria quebrado. 500g de creme de maracujá vencido na padaria. Produtos mal armazenados encontrados na padaria: 2kg de creme de morango, 2kg e 400g de creme neutro, 3kg e 900g de creme de baunilha, 2kg e 500g de creme de limão, 2kg e 500g de brigadeiro, 1kg e 500g de creme de maracujá e 2kg e 700g de creme de cereja.

8 - Extra (Rua Aristides Lobo, 234, Rio Comprido): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Pallets de madeira no interior das câmaras. Os fiscais deram um prazo de 20 dias para a troca. Ausência do cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Você pode gostar