Por karilayn.areias

Rio - O projeto de reajuste do IPTU foi aprovado às 23h desta terça-feira, pela Câmara Municipal. A medida foi aceita por 31 vereadores, já 18 votaram contra. A informação de que o projeto seria aceito foi antecipada pela coluna Informe do DIA, que ouviu vereadores da base e da oposição.

A superioridade do governo foi construída a duras penas. No momento mais crítico desta terça-feira, Crivella contava com apenas 23 votos, quantidade insuficiente para a aprovação.

De acordo com o governo, as 21 emendas propostas por vereadores para suavizar o reajuste serão aceitas.

O reajuste faz parte do Projeto de Lei 268/2017, que prevê a atualização do IPTU e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo, além de alterar a alíquota padrão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 2% para 3%. De autoria do Executivo, o projeto já recebeu mais de 100 emendas e prevê a correção das distorções no cálculo dos impostos municipais como o IPTU que não é atualizado desde 1997.

Placar da votaçãoDivulgação

Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, dos cerca de 1,9 milhão de imóveis cadastrados na cidade, 1,1 milhão não pagam IPTU. Com a aprovação do projeto, entre 240 mil e 500 mil imóveis, de diferentes bairros, deixam de ter isenção.


Você pode gostar