Por thiago.antunes

Rio - Com direito a roda de samba, o escritor Nei Lopes lança hoje, na Livraria Folha Seca, às 14h, o livro 'Nas águas desta baía há muito tempo'. A obra carrega contos de um Rio antigo e encantado, em que nas ruas, morros e praias circulam personagens como Valonguinho, o negro que virou santo.

Embrulhadas em um projeto gráfico generoso, as 272 páginas do livro cobrem cantos da cidade que poucos conhecem. Nei foi ao passado buscando retratar um Rio quase selvagem, utilizando linguagem de época. "Dou a investigação por concluída, sua messalina de ébano! E para mostrar como a nossa polícia não é o que dizem, dou-te o prazo de 24 horas para que tu e todo o teu bando de urubus arrumem as tralhas, os cacumbus, e sumam desta baía maravilhosa", destaca um trecho da obra.

Em 1981, quase dez anos depois de ter trocado a carreira de advogado por compositor de música popular, Nei Lopes publicou seu primeiro ensaio, 'O samba, na realidade'. Depois vieram outros sobre questões da negritude, até que, em 1987, publicou sua primeira obra de ficção: 'Casos crioulos'. O escritor também coleciona outras edições, como o 'Dicionário Banto', 'Enciclopédia da diáspora africana' e ' 20 contos e uns trocado'.

A Livraria Folha Seca fica na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio. O 'Nas águas desta baía há muito tempo', lançado pelo Grupo Editorial Record, custa R$ 42,90.

Você pode gostar