Por thiago.antunes

Rio - Paralelamente ao Rock in Rio, a cidade vai receber o Festival Cultura.RJ, com realização da Secretaria de Estado de Cultura. Serão promovidos eventos de 30 instituições culturais no Centro Histórico do Rio, entre os dias 15 e 24 de setembro.

Além dos cariocas, a organização espera receber muitos turistas que estarão na cidade - o público previsto para o Rock in Rio é de até 120 mil pessoas por dia de evento, e 60% dos ingressos foram vendidos para compradores de fora do Rio.

A Secretaria de Estado de Cultura vai disponibilizar, online, um passaporte aos participantes do Festival Cultura.RJ. Participantes que conseguirem 10 carimbos nos espaços participantes concorrerão a 100 kits após o Festival.

Os eventos acontecerão em museus, salas de teatro, casas de shows e também ao ar livre, dentre exposições, shows, festas, concertos, saraus e até mesmo passeios guiados pelo Centro da cidade. Boa parte da programação é gratuita ou conta com ingressos a preços populares.

A programação completa do evento está disponível no site cultura.rj.gov.br/festivalcultura.rj

Programe-se

- Strawberry Tours

Passeio guiado (em português) pelo Centro Histórico, de 15 a 24/09 das 10 às 13h. O ponto de encontro é na saída A do metrô Uruguaiana. Gratuito, com contribuição opcional.

Guia (em português) pela noite da Lapa, dias 16, 21 e 23/09, das 20h às 23h, partindo da saída A do metrô Cinelândia. Gratuito, com contribuição opcional.

- Fábrica Bhering

Promove a SOMA, mostra de arte contemporânea. Artistas com exposições de obras, instalações e performances ocuparão os seis andares da fábrica, de 15 a 17 de setembro, das 9h às 20h. Entrada gratuita.

- Escola Villa-Lobos

Oficina gratuita de percussão de escolas de samba, com Mestre Riko. Segundas, quartas e quintas-feiras, de 18 a 23/09, no Auditório Guerra Peixe.

Cortejo musical pela Rua da Carioca. 21/09, às 13h. Saindo da Escola de Música Villa-Lobos, até o Teatro João Caetano. Gratuito.

- Casa da Tia Ciata

Roda de Samba da Cabaça, dia 15/9, no Centro de ARtes Calouste Gulbenkian. Entrada gratuita.

Visitação à Casa da Tia Ciata para manter viva a memória da matriarca do samba. 19, 21 e 22 de setembro, das 14h às 17h. Entrada gratuita.

- Teatro João Caetano

Série "Música do Meio-Dia", com shows entre 12h e 15h na escadaria do teatro. Gratuito (contribuição opcional para os músicos).

Concerto "Favela", da Camerata Jovem da Associação Social pela Música do Brasil. Conta histórias de moradores comuns de uma comunidade? dois jovens primos fazem escolhas diferentes na vida - um entra para faculdade de engenharia e outro para o tráfico local. Sextas e sábados durante todo o Festival, às 19h30, e domingos, às 18h. Entradas a R$15 (meia-entrada).

- Theatro Municipal do RJ

Haverá uma série de concertos na Sala Mário Tavares. De 18 a 22 de setembro, às 18h. Ingressos a peços populares serão vendidos a R$ 10. A programação completa será divulgada no site do Theatro.

Você pode gostar