Rio - O prefeito Marcello Crivella visitou Hangzhou nesta quarta-feira, em busca de parceiros para transformar o Rio em uma "smart city" (cidade inteligente). A cidade chinesa é conhecida como “cashless city”, por ser o primeiro local daquele país, onde todas as compras podem ser feitas com scanners de barras pelo celular, sem o uso de cartão ou dinheiro.
Crivella também participou de encontros com empresários na associação comercial e com o prefeito da cidade, Xu Liyi, além de visitar a sede da empresa Dahua, a líder mundial em monitoramento de segurança.
Os representantes da Dahua — que atua em 180 países em áreas como energia, finanças, telecomunicações e transportes —pretendem procurar a prefeitura do Rio para discutir detalhes do projeto apresentado por Crivella. “Queremos iluminação moderna, Wi-Fi e câmeras de monitoramento espalhados pela cidade”, afirmou o prefeito.
Outra empresa interessada foi a HPWinner, que já instalou mais de 130 mil sets de iluminação no Rio, em São Paulo, em Curitiba e em Salvador, desde 2012. “Temos muito interesse nesse projeto de iluminação. Gostaríamos de fornecer as lâmpadas e trabalhar em conjunto com outras empresas nisso em uma PPP”, afirmou o diretor He Xiaohua.