Por thiago.antunes

Rio - O Rio Ônibus voltou a atacar o prefeito Marcelo Crivella devido ao congelamento da tarifa. Em carta divulgada ontem, o sindicato afirma que "decisões unilaterais" levaram o sistema a "um grave e perigoso desequilíbrio". A Secretaria Municipal de Transportes reagiu dizendo que estuda combater irregularidades do serviço até com intervenção contratual.

A carta foi divulgada um dia depois que funcionários de quatro empresas fizeram paralisação por causa de salários atrasados. O Rio Ônibus ressaltou que o congelamento da tarifa (a prefeitura não concedeu reajuste em janeiro e depois a Justiça determinou redução de R$ 0,20 duas vezes) é uma insegurança jurídica. "Há dois anos sem reajuste da tarifa, a elevação do custo de insumos como o óleo diesel (...) é integralmente assumida por um setor já combalido financeiramente", alegou.

Rodoviários da Viação Nossa Senhora de Lourdes fizeram paralisação na terçaMaíra Coelho / Agência O Dia

O Rio Ônibus destacou que a situação é agravada pelo transporte clandestino e que sete empresas já encerraram suas atividades e outras 15 estão prestes a fechar. E concluiu solicitando uma avaliação técnica.

Crivella informou que está disposto a encontrar os empresários hoje ou amanhã. O secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, esclareceu que sempre manteve canal aberto com o Rio Ônibus e afirmou que medidas previstas em lei podem ser tomadas para punir a má prestação de serviço. "A SMTR fiscaliza permanentemente o serviço e está estudando a reformulação do Código Disciplinar, de 2012, para aplicação de multas mais pesadas, podendo até mesmo tomar medidas previstas em lei, como intervenção contratual no sistema de ônibus", disse Mac Dowell.

O presidente do sindicato de motoristas e cobradores, Sebastião José da Silva, informou que uma audiência realizada ontem no TRT terminou sem proposta de regularização de salários. Uma assembleia vai decidir hoje se haverá paralisação geral.

Você pode gostar