Por karilayn.areias

Rio - Começa hoje, a partir das 10h, a primeira edição da Feira Cidade PcD, evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a Pessoa com Deficiência (PcD). Serão três dias de atividades na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra, que se estenderão até as 19h. O local será o ponto de encontro para quem busca tudo sobre PcD, com entrada gratuita e mil vagas de estacionamento liberadas.

Com evento similar apenas em São Paulo%2C evento irá promover ações voltadas para o público PcD na Arena 2 do Parque Olímpico%2C na BarraDivulgação

O medalhista olímpico e paratleta Clodoaldo Silva será o padrinho da feira, que vai concentrar em um só lugar as melhores empresas fornecedoras de produtos e serviços em meio a uma série de atividades. São palestras, oficinas, shows de música e dança (todos de PcD), food trucks, jogos como vôlei sentado e basquete, espaço para test drive de veículos adaptados e até um balcão de empregos para impulsionar a entrada desse público no mercado.

Com similar no Brasil apenas em São Paulo, a feira é uma iniciativa da revista PCD e do site www.universopcd.com.br, veículos lançados neste ano. Stands terão workshop de empreendedorismo para a pessoa com deficiência, como o trabalho da Contém 1g, que tem site para atender às necessidades de PcDs. Além disso, aluguel de cadeiras de rodas, venda de próteses e órteses e produtos de tecnologia assistiva integram o cardápio de negócios do evento. Veículos adaptados estarão disponíveis para testes, com consultores do Detran-RJ orientando sobre a isenção de impostos para compra de carros e retirada da carteira de habilitação.

"Existem doenças que dão direito à compra do carro com descontos de até 25%. Pessoas que fizeram mastectomia ou têm sequelas de AVC, túnel de carpo e hérnia estão entre as que podem contar com a redução expressiva de valor para adquirir um novo veículo. Por isso, informar está entre as prioridades desse evento inédito no Rio, mas que chega com a proposta de se repetir todos os anos", adianta Denis Deli, um dos coordenadores da feira.

Para receber os visitantes, a Cidade PcD contará com uma estrutura de acesso guiado que vai desde a saída da estação Cidade Olímpica, do BRT, até a chegada à Arena 2. Acompanhantes para pessoas com deficiência visual estarão na entrada do evento, que disponibilizará banheiros adaptados e ambiente climatizado.

Inserida no legado olímpico

A parceria com a Autoridade Governamental do Legado Olímpico (AGLO) insere a feira na proposta de continuidade do uso dos aparelhos esportivos da cidade. A Cidade PcD se soma às atividades no Parque desde o fim dos Jogos do Rio. A Prefeitura está entre os parceiros. "A feira será rica em conhecimentos e novas tecnologias", adianta o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira.

Grupamento de Cães da Guarda Municipal do Rio participará com demonstrações de Showdog e da Cinoterapia, tratamento com jovens da ApaeTijuca. Estão previstas ações das secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, que só neste ano captou cerca de 10 mil vagas, com três mil delas encaminhadas e quase 300 gerando empregos. A feira conta, ainda, com apresentações de esportes adaptados.

Organização espera 15 mil pessoas

Para animar o público, diversas atrações artísticas vão passar pelo palco, como os cantores Andrezinho Carioca e Sara Bentes, o comediante cego, Jefferson Farias além de desfile de moda inclusiva da estilista Silvana Louro. A expectativa é de que a feira receba 15 mil pessoas 6 mil delas com algum tipo de deficiência.

Oficina de pintura em guache em alto relevo e orientações sobre procedimentos para a retirada de documentos e passe especial estão entre as atividades organizadas pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd). Acompanhado de uma equipe da Central Carioca de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), o subsecretário Geraldo Nogueira ministrará palestra sobre as recentes alterações na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Você pode gostar