Por adriano.araujo

Rio - Os passageiros da linha 1 e 2 do VLT Carioca ganharam na manhã deste sábado mais uma estação: a Praia Formosa. A nova parada fica localizada na Rua General Luis Mendes de Moraes, ao lado do terminal de ônibus Padre Henrique Otte, sendo um dos pontos de partida. A linha 1 opera de Praia Formosa ao Santos Dumont de 6h à meia-noite. E a linha 2 opera de 6h às 20h entre Praia Formosa e Praça XV e de 20h à meia-noite entre Central e Praça XV.

Desembarcando nesta manhã na estação, o passageiro Isac Rodrigues, 29, diz que sempre utiliza o meio de transporte e aprovou a localização. "Gostei porque é mais uma opção. Também gosto do serviço de forma geral. A única coisa que poderia ser menor é o intervalo de chegada de cada composição", observa.

Inauguração da estação do VLT Praia Formosa aconteceu neste sábado (2)Severino Silva / Agência O Dia

A expectativa é que o número de viagens aumente em dezembro. E a assessoria do VLT Carioca informou que os intervalos da linha 2, que hoje são de 7 minutos no início da manhã e no fim da tarde, se manterão reduzidos de 6h30 às 20h. Serão 25 viagens a mais nessa linha com uma redução de até 30% no tempo de espera entre 10h e 16h.

O movimento nesta manhã na nova estação era tranquilo e a chuva prometida não apareceu, propiciando um clima perfeito para os passeios. Tanto que o supervisor de segurança Ciro Valdez, 43, aguardava o embarque para levar sua parceira Monica da Silva, 48, moradora de Cabo Frio, para passear pela primeira vez de VLT pela cidade. "Nem sabia que ia inaugurar esta parada hoje. Mas adorei que já comprei aqui o bilhete. O passeio neste tipo de transporte fica mais bonito, ela vai gostar", garante.

Casal aproveitou inauguração para passear de VLTSeverino Silva / Agência O Dia

Ainda segundo a assessoria, a expectativa é que a nova parada atraia um bom fluxo de passageiros, principalmente nos dias úteis. "Muitos usuários chegam no terminal diariamente em linhas municipais e terão acesso facilitado e integração com o VLT".

Novidades

Este ano não serão inauguradas mais estações. Mas a principal novidade em 2018 será a implantação da linha 3, que fecha o projeto. A linha ligará a Central ao Santos Dumont via Marechal Floriano. Os trabalhos de engenharia já começaram e as obras civis começam em janeiro. A previsão é que a linha entre em operação até o fim de 2018.

Você pode gostar