Por karilayn.areias

Rio - A representação da Virgem com o menino Jesus no colo é um tema clássico na arte sacra cristã. Retratada em pinturas e esculturas seculares, a cena, tradicionalmente, traz a Madona (representação de Nossa Senhora) acalentando um menino branco. Um artista carioca decidiu remodelar a arte e colar sua nova concepção nas ruas. Uma imagem da Mãe de Deus com bebê negro nos braços decora várias muros. A obra do artista Alberto Pereira, 28 anos, ao alterar o símbolo, busca reflexão sobre essa época do ano. "É um momento de união e comunhão, quando todos desejam coisas boas para todos. É a época do afeto. Pena que as pessoas sejam afetuosas com as outras só em dezembro, depois esquecem", lamenta Pereira.

Alberto Pereira espalhou ‘Jesus Pretinho’ nas ruas. Um está em IcaraíErnesto Carriço / Agência O Dia

Formado em Design e Publicidade, pela PUC do Rio e Senai, ele se encontrou como artista ao desenvolver as técnicas de colagem. Faz novas leituras sobre imagens consagradas. E as expõe nas ruas em cartazes. "Pego dois elementos que nada têm a ver e transformo em um novo", explica. Foi assim que ele fez com a clássica imagem da Virgem e o menino. "Quem disse que Jesus era branco, de olhos verdes e cabelos castanhos claro ondulados? A intenção é questionar, independente de religião. E uma luta pela igualdade racial. Chamo de 'Jesus Pretinho'".

Para Alberto Pereira, que manteve a Madona branca, a cor é o que deveria ser menos importante. "Não existe diferença. É um filho para ela". As reações na rua são diversas, e ele gosta assim. "Espero que cada um sinta a imagem e tire sua conclusão. Afinal, já que está na rua, não é mais meu", afirma ele, para quem Natal não tem cor. Natal tem brilho.
Publicidade
 
Você pode gostar