Saúde promove novo 'Dia D' contra a febre amarela - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Saúde promove novo 'Dia D' contra a febre amarelaEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde vai realizar no sábado dia 3 de março, um novo "Dia D" de vacinação contra a febre amarela. De acordo com a pasta, a mobilização acontecerá nos 92 municípios e dá continuidade à estratégia iniciada pela secretaria no ano passado para imunizar cerca de 14 milhões de pessoas em todo o território fluminense.

Segundo a Saúde, já foram aplicadas cerca de 9 milhões de doses da vacina em todo o estado até o momento. "Conseguimos mobilizar uma parcela importante da população, no ano passado fomos o estado que mais vacinou, com cerca de 5.5 milhões de pessoas imunizadas, hoje já temos 9 milhões. Agora o desafio é imunizar os outros 5 milhões que ainda não buscaram os postos de vacinação. Precisamos manter a população mobilizada e o Dia D é uma estratégia importante para isso. Assim como aconteceu em janeiro, todos os postos de saúde estarão abertos, as 29 UPAs estaduais também vão vacinar e teremos tendas montadas pela SES nas principais cidades ampliando os pontos de vacinação", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

No dia 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado estão sendo aplicadas doses padrão da vacina.

Quem deverá tomar a dose fracionada:

- pessoas maiores de 2 anos até 59 anos não vacinadas;

- mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de 6 meses;

- pessoas com mais de 60 não vacinadas, após avaliação de serviço de saúde.

Quem continuará tomando a dose plena:

- crianças de 9 meses a menores de dois anos;

- pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);

- gestantes;

- viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação).

 

Você pode gostar
Comentários