Rio - Nove pessoas foram presas nesta quarta-feira durante uma operação de combate ao roubo e receptação de veículos. Segundo a Polícia Civil, entre os destidos estão: Rafael de Oliveira Menezes, conhecido como “Ratão”; Ipólito André Castilho, o “Dico”; Sidney Henrique Luz da Silva, conhecido como “Lu” ou “Chaveirinho”; Raian Faria Rezende (Sheik); Wellington Aparecido Medeiros, o “Preto”; Mayke Coelho Gradice, o “Magrinho”; Gustavo Marcos de Albuquerque Bastos; Vinícius Vieira da Silva, conhecido como Nissinho; e Marco Antônio Oliveira da Silva.
Também foram apreendidos uma arma de fogo; dois simulacros de arma de fogo; documentos de veículos, cuja autenticidade é contestada; material para adulteração de chassis; um carro roubado na área da 29ª DP (Madureira); duas motocicletas supostamente adulteradas; celulares e documentos diversos.
De acordo com a polícia, a quadrilha era liderada por Rafael de Oliveira Menezes e os carros, uma vez adulterados, eram repassados as facções criminosas. Ainda de acordo com a polícia, os veículos foram usados na recente guerra entre Comando Vermelho e Terceiro Comando pelo controle da comunidade do Belém. Além disso, a quadrilha cedia os automóveis que eram usados em explosões de caixas eletrônicos na região.
A ação foi nomeada de Operação Randall e teve participação das delegacias 93ª (Volta Redonda), 94ª DP (Piraí), 165ª DP (Mangaratiba), 166ª DP (Angra dos Reis), 167ª DP (Paraty), 168ª DP (Rio Claro), além da Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam).