Rua André Cavalcante, na Lapa, ficou alagada - Rafael Nascimento / Agência O Dia
Rua André Cavalcante, na Lapa, ficou alagadaRafael Nascimento / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Uma forte chuva atingiu diversos bairros do Rio, na noite desta quarta-feira. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura (COR), núcleos de chuva atuaram com intensidade forte primeiro na Zona Oeste e seguiram para as Zonas Norte e Sul por volta das 21h50. Choveu forte principalmente na Barra, Barrinha, Recreio dos Bandeirantes, Urca, Copacabana e Alto da Boa Vista. Choveu moderado/forte com mais intensidade nos bairros de Santa Cruz, Jacarepaguá, Sepetiba e Piedade. 

O COR pediu que os motoristas evitassem o deslocamento nas vias da cidade, por riscos de alagamento. Às 21h55, foram acionadas as sirenes da comunidade do Sítio Pai João (Itanhangá), às 22h29 foram acionados os alertas no Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras (Copacabana), Chapéu Mangueira e Babilônia (Leme) e Santa Marta (Botafogo). Moradores devem se dirigir aos pontos de apoio e seguir as orientações da Defesa Civil. Às 22h, o Mergulhão Billy Blanco, Barra, foi interditado por conta de um alagamento no local e já há bolsões d'água em pontos do Túnel Rebouças, Humaitá, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Catete e Lapa, como na Rua André Cavalcante e Avenida Mem de Sá. A Rua do Catete foi interditada, às 22h19, por acúmulo de água. Os motoristas devem seguir pelo Aterro do Flamengo. A Voluntários da Pátria também foi fechada parcialmente pelo mesmo motivo. Às 22h45 também há pontos de alagamento nas Ruas Conde de Bonfim e Uruguai, na Tijuca, bem como na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana.

As previsões do serviço de meteorologia Climatempo apontaram para a ocorrência de nuvens bastante carregadas na tarde de hoje em vários locais do estado, além da Região Serrana e próximo da Região dos Lagos. Conforme o serviço, o motivo do surgimento dessas nuvens são o forte aquecimento e a alta umidade do ar.

Para esta quinta, a passagem do sistema frontal pela costa do Rio manterá o tempo instável, com previsão de céu nublado a encoberto e pancadas de chuva fraca/moderada, podendo ser forte em alguns momentos. Os ventos serão predominantemente de intensidade moderada com eventuais rajadas fortes. Temperaturas em declínio.

Já para a sexta-feira, devido ao transporte de umidade do mar para o continente, persiste a condição de tempo instável no município do Rio, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte isolada a qualquer hora do dia. Temperaturas estáveis.

O Centro de Operações indicou ainda que poderão ocorrer acumulados pontuais significativos de chuva na cidade entre a tarde de hoje e a noite de sexta-feira. Mas a partir do sábado, a tendência é de redução das condições de chuva, com possibilidade de chuva fraca isolada.

De acordo com o Climatempo, a madrugada de hoje foi a mais quente do ano até agora na cidade do Rio de Janeiro. Já durante o dia, por volta de 12h, o aeroporto de Jacarepaguá registrou 37 graus Celsius (°C), com sensação de calor de 45°C. Na região do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, a temperatura às 11 horas alcançou 34°C, com sensação de calor de 44°C.

Você pode gostar
Comentários