Trio embarca nesta sexta-feira para um curso de seis meses na China - Divulgação
Trio embarca nesta sexta-feira para um curso de seis meses na ChinaDivulgação
Por O Dia

Rio - Três estudantes de escola pública ganharam uma bolsa para estudar na Universidade Normal de Hebei, na China. Gabriel Luiz Rosa Ferreira Klen, de 19, Guilherme Luiz Pinto dos Santos, de 19, e Letícia dos Santos Cardoso, de 18, concluíram o Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza, em Niterói, e embarcarão nesta sexta-feira para o gigante asiático, onde participarão de um curso de aperfeiçoamento de mandarim e cultura chinesa. Após a capacitação, de seis meses, eles farão um exame para ingressar no curso superior.

O colégio tem uma parceria a universidade, o que permite que os estudantes possam concorrer a bolsas para cursar uma faculdade na China. A unidade foi inaugurada em 2014, sendo a primeira escola pública de Ensino Médio do país com foco em Ciências Exatas (Matemática, Física e Química) e proficiência em Inglês e Mandarim, em horário integral.

"Sabia que tinha chance de estudar na China, mas não imaginava que tudo aconteceria tão rápido. Ainda tenho dúvidas se farei graduação de Relações Internacionais ou Linguagem, que é equivalente ao curso universitário de Letras, aqui no Brasil. Se eu decidir pela especialização na Língua Chinesa, vou me empenhar bastante para dar aula no Brasil-China. Seria a realização de um sonho", diz Letícia. 

Há quatro anos, Guilherme não almejava morar e nem estudar fora do país. A vontade de ingressar em uma universidade no exterior surgiu durante uma visita ao país chinês, em 2016, quando ele participou do Summer Camp, um curso de verão na China. "Quando entrei na escola, visava capacitação profissional para conseguir um emprego após terminar o curso. Porém, durante a viagem a Hebei, eu me apaixonei pelo país e pela cultura milenar chinesa e mudei completamente os meus planos. A meta, agora, é fazer uma faculdade na área esportiva e trabalhar na Ásia", diz o jovem.

"Não poderia ter feito melhor escolha. Além do foco em exatas e idiomas, ao longo do curso participamos de vários eventos interculturais dentro e fora da escola, entre os quais, o Chinese Bridge, um concurso cultural de proficiência em Mandarim para alunos do Ensino Médio, que nos aproximou ainda mais da China. Meu objetivo é conquistar uma vaga na faculdade de Comércio Exterior ou Relações Internacionais e, depois, seguir carreira internacional", comenta Gabriel.

Você pode gostar
Comentários