Prefeitura inaugurou Clínica da Família que leva o nome de Jeremias Moraes da Silva, morto por bala perdida enquanto jogava bola em fevereiro - Divulgação
Prefeitura inaugurou Clínica da Família que leva o nome de Jeremias Moraes da Silva, morto por bala perdida enquanto jogava bola em fevereiroDivulgação
Por O Dia

Rio - A Favela Nova Holanda ganhou um Clínica da Família , inaugurada nesta sexta-feira, e ela recebeu o nome de Jeremias Moraes da Silva, de 13 anos, morto por uma bala perdida na comunidade. O prefeito do Rio participou da cerimônia.

Jeremias morreu enquanto jogava bola em uma quadra da favela, em 6 de fevereiro. Na nova unidade de saúde, a sexta inaugurada na atual gestão da prefeitura, irão trabalhar a mãe do menino, Vânia Moraes da Silva; o pai, Carlos; e a avó. A clínica terá oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal, com capacidade para beneficiar 30 mil pessoas.

"Quando botamos o nome do Jeremias na clínica, transformamos uma dor imensa, impossível de ser dimensionada, num alento para a comunidade, porque agora temos 100% de cobertura da estratégia de saúde da família na Maré. A trajetória de Jeremias, ainda que breve, jamais será apagada da Maré", disse Crivella.

A nova clínica fica na Rua Teixeira Ribeiro e vai atender principalmente a moradores das comunidades Parque Maré, Nova Holanda e Rubens Vaz. "Ele (Jeremias) é símbolo de uma comunidade que luta, se ergue e enfrenta suas dificuldades",  completou o prefeito.

Crivella fez a promessa de que não faltarão remédios na nova unidade. "Temos remédios para pressão alta, diabetes, doenças crônicas, antibióticos. Tem material de teste também para doenças sexualmente transmissíveis. Há muito medicamento para nossos médicos tratarem nosso povo. Não vai faltar médico ou remédio na Maré", disse.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, a previsão é de que sejam realizadas mais de duas mil consultas médicas por mês, além dos demais procedimentos, como exames laboratoriais. Serão oito médicos, oito enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, 40 agentes comunitários de saúde, três cirurgiões dentistas, três auxiliares de saúde bucal, um farmacêutico e dois oficiais de farmácia, além de pessoal administrativo.

A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva tem dez consultórios, sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala da saúde bucal, centro de culturas e ideias, administração, sala de ultrassonografia, sala de raio x e sala de observação clínica. Entre os serviços oferecidos pela unidade estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar e vigilância em saúde.

No início do mês passado, os moradores da Maré receberam a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos, no Parque União. Agora são 120 unidades em todas as regiões da cidade.

Você pode gostar
Comentários