Por O Dia

Rio - A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realiza na manhã desta quinta-feira operação para desarticular quadrilha responsável por articular esquema de contrabando e descaminho no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Quatro pessoas já foram presas.

Policiais federais e equipes da Corregedoria da Receita Federal tentam cumprir cinco mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares de afastamento de servidores da função pública. Os mandados são cumpridos nos bairros de Copacabana, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, além de Cabo Frio, na Região dos Lagos, e no município de Bragança Paulista, em São Paulo.

Iniciadas há cerca de um ano, as investigações da Operação Vista Grossa apontam que membros da quadrilha em funções de comando contratavam "mulas" para o transporte de mercadorias importadas e repassavam os dados dessas pessoas a servidores da Receita lotados no aeródromo, para que fizessem vista grossa e facilitassem a entrada do material no país sem o pagamento dos impostos.

A quadrilha trazia ao Brasil de maneira irregular, principalmente, aparelhos celulares de alto padrão e com elevado custo de aquisição. Informações de inteligência indicam que para cada mala de viagem que passava pelo canal de inspeção aduaneira sem fiscalização era cobrado o valor de mil dólares. Já para mochilas era estabelecida a quantia de 400 dólares por unidade.

A PF investiga também o suposto envolvimento de servidores do órgão na organização criminosa. Os presos serão indiciados por organização criminosa, facilitação de contrabando e descaminho, corrupção ativa e contrabando/descaminho praticado via transporte aéreo.

Você pode gostar
Comentários