Solenidade na Câmara foi presidida pela vereadora Luciana Novaes - Divulgação
Solenidade na Câmara foi presidida pela vereadora Luciana NovaesDivulgação
Por O Dia

Rio - A Câmara Municipal do Rio homenageou, nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, a escritora Claudia Werneck, conhecida por seu trabalho de inclusão para crianças e jovens com deficiência. Ela recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga em sessão solene presidida pela vereadora Luciana Novaes.

"Ter a oportunidade de homenagear essa mulher, que é parceira em nossa luta por uma sociedade mais inclusiva e acessível, nesse dia tão importante para todas nós, é uma imensa alegria", explicou a vereadora Luciana Novaes.

Claudia também não escondeu a emoção ao receber a medalha. "Muito feliz, acabo de receber a medalha Chiquinha Gonzaga por indicação da vereadora Luciana Novaes! Muito indignada! Plenária da Câmara Municipal do Rio de Janeiro sem oferta de acessibilidade na comunicação! Denúncia feita! A gente celebra e segue lutando por direitos", comemorou.

Sobre a homenageada

Claudia já escreveu 14 livros sobre inclusão, direitos humanos, discriminação e diversidade, e vendeu mais de 220 mil exemplares em português, inglês e espanhol. Fundou a WVA Editora, que publica obras em distintos formatos acessíveis. Em 2000, tornou-se a primeira escritora brasileira a ter livros recomendados simultaneamente pela Unesco e Unicef. Dois anos depois fundou a Escola de Gente, uma organização preocupada com a comunicação para a acessibilidade. Um dos projetos é o grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos, responsável pela primeira peça de teatro infantojuvenil completamente acessível do país.

Você pode gostar
Comentários