Operação das Forças Armadas na Vila Kennedy: intervenção acende luz de alerta para cidades próximas - Johnson Parraguez/Parceiro/Agência O Dia
Operação das Forças Armadas na Vila Kennedy: intervenção acende luz de alerta para cidades próximasJohnson Parraguez/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - As Forças Armadas retornaram à Vila Kennedy, comunidade na Zona Oeste do Rio, na manhã deste sábado. Esse é o quarto dia consecutivo que militares fazem operação na comunidade. Entretanto, os balanços das ações ainda não foram divulgados. 

Segundo o Comando Militar do Leste (CML), a ação "visa reforçar o patrulhamento ostensivo regularmente efetuado pela Polícia Militar." Cerca de 300 militares participarão da operação. O CML também informou que cerco, estabilização da área e remoção de obstáculos poderão ser efetuados, além do cumprimento de mandados judiciais pela Polícia Civil.  

"Algumas ruas e acessos nessas áreas poderão ser interditados e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, oportunamente, com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não haverá interferência nas operações dos aeroportos", informou o CML em nota. 

Ação da prefeitura provoca revolta de moradores

 Na manhã de sexta-feira, as Forças Armadas também realizaram uma operação na Vila Kennedy. Os militares foram acompanhados por funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que botaram abaixo, com ajuda de escavadeiras, os quiosques da Praça Miami, a principal do bairro da Zona Oeste. Segundo a pasta, os estabelecimentos ocupavam irregularmente o local. A ação provocou revolta entre as pessoas que trabalhavam na praça, que alegam vir tentando regularizar seus negócios junto à prefeitura, sem sucesso. 

No fim da tarde, o prefeito Marcelo Crivella admitiu que houve uso desproporcional de força, determinou o afastamento dos funcionários envolvidos e garantiu o cadastramento dos comerciantes afetados para imediata realocação.

Equipes da Light e da Comlurb também estiveram na comunidade na manhã de ontem. Segundo a empresa de luz, funcionários foram ao local para restabelecer o fornecimento de energia em locais pontuais da Vila Kennedy. Já a prefeitura explicou que a operação de ordenamento urbano na Praça Miami foi um pedido da Polícia Militar para averiguar denúncias de irregularidades, venda de drogas e presença de carga roubada.

Você pode gostar
Comentários