Denise (à esquerda): Rio tem que ser valorizado - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Denise (à esquerda): Rio tem que ser valorizadoAlexandre Brum / Agencia O Dia
Por

Rio - Apesar da crise e do cenário adverso na cidade durante o Carnaval, como na área da Segurança, para os turistas que curtiram a festa de Momo aqui, o Rio só mereceu boas avaliações. Pesquisa feita pela ESPM, em parceria com a RioTur, revela que a maioria de 263 visitantes estrangeiros e de dentro do país que foram entrevistados no Sambódromo pretende voltar e ainda recomendaria amigos a conhecerem a folia carioca.

O levantamento contou, ao todo, com 536 entrevistados, sendo 273 moradores da Região Metropolitana do Rio. As entrevistas foram feitas nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

Vários quesitos foram analisados, e, surpreendentemente, a maior parte dos turistas considerou boa a Segurança na capital: dos 102 estrangeiros, 42% deram essa avaliação, e 34% dos 161 brasileiros também. O levantamento avaliou ainda alimentação, entretenimento, limpeza e transportes, entre outros itens.

Entre os turistas nacionais, os paulistas foram os 'campeões', eram a maioria deles. Um grupo de São José dos Campos (no Estado de São Paulo), comprovou, ontem, ao curtir a Praia do Leme, essa predileção dos 'vizinhos' pela Cidade Maravilhosa. "Toda vez que a gente vem ao Rio é muito tranquilo. Tomamos alguns cuidados, mas não ficamos paranoicos", disse Valdemira Rodrigues, 46 anos, representando os amigos.

Turistas se sentiram seguros durante o Carnaval - FOTOS Alexandre Brum

Perto dos paulistas, a carioca Denise Damn, que mora atualmente em Colônia, na Alemanha, defendeu sua cidade natal. Ela, que já chegou a ser assaltada no país europeu, acredita que é preciso enxergar mais o lado positivo do Rio. "Fui assaltada duas vezes enquanto andava na rua por lá. O Rio tem muita coisa boa, precisamos saber valorizar isso", opinou.

As opiniões, assim como o resultado da consulta, contrapõem o panorama vivenciado pelos cariocas e demais moradores do Estado do Rio, que hoje está sob Intervenção Federal na Segurança Pública.

E mesmo que o Rio tenha pontos críticos nessa área, algumas qualidades dos serviços prestados na capital, além do povo, amenizam as dificuldades, opinou o mineiro Sr. Francisco, de 68 anos. "No Rio, as pessoas são muito solidárias e pra cima, sou bem tratado aqui".

Sobre as avaliações de alimentação, 46% dos estrangeiros consideraram boa a qualidade, 42% opinaram que os preços eram bons, e 44% disseram que o atendimento era ótimo.

Você pode gostar
Comentários