Ato em frente à Câmara homenageia a vereadora - Luciano Belford / Agencia O Dia
Ato em frente à Câmara homenageia a vereadoraLuciano Belford / Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - Os bandidos que mataram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Mathias Gomes estavam num veículo Cobalt prata. E, ainda de acordo com a Polícia Civil, eles seguiram a vítima por quatro quilômetros desde a Lapa, onde a política estava, até o local dos disparos, na Rua João Paulo I, no Estácio. Uma assessora sobreviveu ao ataque e ficou feridas por estilhaços. Ela e outra testemunha prestaram depoimento e vão receber proteção do estado:

“A testemunha vai seguir um protocolo pré-estabelecido pela Delegacia de Homicídios. Nós vamos ajustar com o deputado Marcelo Freixo (presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj) uma forma de proteção. Vamos dar toda tranquilidade para que ela possa trazer aos autos informações relevantes na elucidação do crime. Garantimos todo e qualquer tipo de segurança”, disse o delegado Rivaldo Barbosa, chefe de Polícia Civil. O Disque-Denúncia já recebeu 10 ligações sobre o paradeiro dos assassinos. 

Os tiros foram dados próximos à vítima, a cerca de dois metros de distância. O assassino também seria um atirador experiente e teria usado uma pistola de uso restrito, calibre 9 mm. Quatro disparos atingiram a cabeça da vereadora e três tiros pegaram nas costas de seu motorista.

Segundo Rivaldo, nenhuma linha de investigação está descartada, apesar de indícios apontarem para a execução. "Nós vamos dar uma resposta rápida a esse crime que atenta contra a democracia", prometeu. 

Oito equipes da Delegacia de Homicídios foram às ruas da Lapa e do Estácio nesta quinta-feira para buscar imagens de câmeras de segurança. Na Rua dos Inválidos, onde Marielle participou de debate pouco antes de ser morta, foram recolhidas imagens de pelo menos oito câmeras de prédios. Pela manhã, perícia foi feita no local do evento que teve a participação da vereadora. Havia uma câmera de segurança na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em frente ao local onde as vítimas foram mortas. No entanto, o equipamento está quebrado há duas semanas. Uma câmera de trânsito no cruzamento das ruas João Paulo I, onde o crime ocorreu, e Joaquim Palhares, também não está funcionando.

Aberto ao apoio da PF

Rivaldo afirmou ainda que está aberto ao apoio oferecido pela Polícia Federal nas investigações. No entanto, garantiu que a estrutura do estado será capaz de desvendar o crime.

“Nós temos os nossos protocolos estabelecidos. Quem quiser nos ajudar, nós receberemos ajuda de qualquer instituição. Entretanto, eu quero dizer que a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro tem capacidade para resolver este caso e nós vamos fazer de tudo para solucionar esse crime bárbaro, que não vai ficar impune”, disse Barbosa.

Ato homenageia vereadora em frente à Câmara

Milhares de pessoas se aglomeraram ao redor do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, no Centro, no início da tarde desta quinta-feira por conta do velório da vereadora, restrito a familiares e amigos.

Milhares de pessoas fazem vigília em frente à Câmara Municipal do Rio, onde são velados os corpos da vereadora Marielle Franco (Psol) e de Anderson Pedro Mathias Gomes, de 39 anos, assassinados a tiros na noite da quarta-feira - Luciano Belford / Agencia O Dia

Na Cinelândia, o clima foi de muita comoção. Entidades ligadas aos direitos humanos, principalmente das mulheres e dos negros, espalham cartazes em homenagem à vereadora, atuante nessa área. A todo momento, alguém puxa um coro gritando o nome de Marielle para que em seguida todos gritem "presente", forma de registrar que a memória da vereadora permanece.

Muitos estudantes também foram à Cinelândia: "Marielle era nossa esperança na Câmara, séria e combativa em meio a tantos maus políticos. Soube da morte dela ontem à noite e nem consegui dormir. Passei a noite acompanhando notícias sobre o crime", afirmou a estudante de História na Universidade Federal Fluminense (UFF) Maria Eduarda Santos, de 19 anos. Por volta das 17h, os corpos de Marielle e Anderson chegaram ao Cemitério de Inhaúma.

Polícia procura criminosos 

Portal dos Procurados divulgou um cartaz pedindo informações sobre quem matou a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro - Divulgação

O Portal dos Procurados divulgou, na tarde desta quinta-feira, um cartaz pedindo informações sobre quem matou a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro. Quem tiver informações sobre o caso pode informar pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram do Portal dos Procurados (21) 98849-6099; Central de Atendimento do Disque Denúncia (21) 2253-1177; através do Facebook/(inbox), endereço: https://www.facebook.com/procurados.org/; e pelo aplicativo Disque Denúncia.RJ. Todas as informações serão direcionadas à Delegacia de Homicídios.

Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar