Crianças participaram do evento
Crianças participaram do evento "Bombeiro por um dia" neste sábado, em GuadalupeDivulgação
Por O Dia

Rio - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio realizou, neste sábado, uma festa especial para 150 crianças e adultos autistas. A corporação abriu as portas do Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, na Zona Norte, para uma manhã de atividades lúdicas e supervisionadas, em parceria com a ONG Mundo Azul.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento "Bombeiro por um dia" promoveu oficinas com cães, demonstrações de materiais operacionais, muro de escalada, pista de cordas, plano inclinado e um minissimulado na torre, com direito a rapel. Pais e responsáveis também receberam orientações sobre o transtorno.

"Nós acreditamos na inclusão social como forma de elevar a qualidade de vida dos autistas. É uma grande honra dividir com este grupo um pouco das aventuras e dos desafios que nossos militares vivenciam em sua rotina. Todos os bombeiros que participam desse dia são unânimes: é muito gratificante ver o sorriso dessas crianças!", afirmou o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey.

Pela primeira vez na festa, Lucia Cristina da Silva não conseguia esconder a emoção. Ela levou o seu filho, Davi da Silva, de 8 anos, com o objetivo de estimular a interação do menino com outras crianças.

"Este evento é único. Muito importante para a garotada ter contato com novidades. Tudo está muito bem organizado, atendendo com foco o público autista", elogiou.

Quem também não poupou agradecimentos ao Corpo de Bombeiros foi a mamãe Aline de Andrade, que acompanhou seu filho Gabriel, de 10 anos.

"Nós não conseguimos vir nas outras edições e estamos muito felizes por estar aqui desta vez. Vai ser um dia para ficar na memória. Um trabalho de inclusão como este merece nota 10", disse.

A pedagoga aposentada Eliane Duarte contou que, quando soube do projeto pela escola do filho, correu para inscrever o Guilherme Cohen, de 13 anos.

"Estou encantada. Isto aqui é um momento de desenvolvimento. São atividades recreativas, e ao mesmo, educativas. Que venham mais oportunidades como esta e estaremos presentes sempre que possível", comemorou.

Uma das responsáveis pela ONG Mundo Azul, Denise Fonseca, diz que o Corpo de Bombeiros não poderia ser melhor parceiro.

"Nós trabalhamos pela conscientização da população sobre o autismo. Nossa luta é pelo acolhimento das famílias e pelo direito dos autistas. Todos aqui estão muito alegres. É fácil ver no rosto de cada participante como a figura do bombeiro herói está presente no imaginário. O evento renova esperança, estimula o desenvolvimento, agrega valores e promove o relacionamento entre as pessoas".

O projeto, organizado pelo Estado-Maior Geral, contou com a participação de bombeiros do Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CECS), do Museu Histórico, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra), do Grupamento de Socorro Florestal (GSFMA), do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), da Diretoria de Assistência Social (DAS) e da Diretoria de Instrução (DI), e com apoio da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fabom).

Você pode gostar