Preparação para implosão de prédio na Mangueira - Reprodução de Vídeo
Preparação para implosão de prédio na MangueiraReprodução de Vídeo
Por O Dia

Rio - Filmado com um drone, um vídeo mostra o antigo prédio do IBGE, na Mangueira, Zona Norte do Rio, antes da implosão, que ocorrerá no próximo domingo. Divulgadas nesta segunda-feira, as imagens mostram o trabalho de limpeza e retirada de entulhos dentro do edifício. O local foi desocupado na semana passada e, segundo a prefeitura, a demolição ocorrerá no próximo domingo. Equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Comlurb também participaram da reintegração de posse.

Na semana passada, uma ação cadastrou as 210 famílias ocupantes do prédio. De acordo com a prefeitura, elas receberam o adiantamento do primeiro aluguel social no valor de R$ 400, mas durante a semana voltaram ao local. A prefeitura vai construir um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida no lugar do antigo prédio. Ao todo serão duas mil unidades na Mangueira.

A prefeitura explicou que os apartamentos do Minha Casa Minha Vida serão para a Faixa 1, voltada para famílias com renda de até R$ 1.800. "A Prefeitura do Rio é responsável por selecionar as famílias que serão beneficiadas. O tempo de construção é de aproximadamente um ano e meio. Os custos e a escolha das empresas que farão a obra são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal", completou.

De acordo com a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, a empresa contratada para fazer a implosão já está fazendo pequenas demolições das paredes internadas no edifício. A empresa contratou ainda vigilância 24 horas para evitar que moradores de rua retornem para o local. A secretaria destacou que o cadastramento das famílias levou dois meses e terminou uma semana antes da desocupçaão.

"Com o dinheiro [do Aluguel Social] elas alugam quartos ou casas em áreas de sua preferencia e escolha. Muitas optaram por alugar quartos em casas na própria comunidade da Mangueira. Elas serão contempladas com o Aluguel Social até serem reassentadas. As obras das futuras 320 unidades habitacionais são feitas pela Caixa Econômica Federal, responsável pela contratação da empresa e acompanhamento da obra. Normalmente o prazo de obra é de 18 meses. Os imóveis têm 40m² e são compostos por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço", explicou, em nota.

 

 

Você pode gostar