Por ESTADÃO CONTEÚDO

Rio - Agentes da Polícia Federal (PF) realizam nesta terça-feira a Operação Déja Vu, a 51ª fase da Operação Lava Jato. Vinte e três mandados são cumpridos no Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, por ordem do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Dois seis mandados de prisão — quatro preventivos e dois temporários, cinco foram cumpridos pela PF. Os alvos são ex-executivos da Petrobras e doleiros. 

De acordo com a PF, aproximadamente 80 policiais federais participam da ação, que também cumpre 17 mandados de busca e apreensão contra os alvos investigados por corrupção, associação criminosa, fraudes em contratações públicas, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro, dentre outros delitos. Apenas um dos alvos não foi encontrado porque está fora do país. 

Os mandados de prisão preventiva são cumpridos no Rio de Janeiro, Paraty, Niterói e Miguel Pereira, todos no Estado do Rio. As prisões temporárias acontecem também no Rio e em Guaratinguetá (SP). Já as incursões de busca e apreensão acontecem, além das cidades citadas, em Jacuecanga, Petrópolis, Duque de Caxias e Areal, no Rio de Janeiro, além de Vitória, capital do Espírito Santo.

As investigações apontam que as propinas proveniente da construtora Odebrecht para a obtenção do contrato investigado neste momento foram destinados a agentes públicos e partidos políticos. O nome da Operação remete ao fato da investigação identificar que o "modus operandi" dos alvos já foi "amplamente revelado pela Operação Lava Jato".

A empresa obtinha contratos junto à Petrobras, em valores superfaturados, mediante o pagamento de vantagens indevidas à executivos e gerentes da empresa petrolífera. Esse dinheiro era repassado através de offshores no exterior.

Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, local no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e demais alvos da Lava Jato estão presos - e onde permanecerão à disposição da Justiça.

Você pode gostar