Marcelo Crivella - Divulgação
Marcelo CrivellaDivulgação
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella lançou, nesta quinta-feira, um programa para tratamento de varizes graves que dispensa a cirurgia convencional. De acordo com a prefeitura, a ação vai beneficiar 3,7 mil pessoas. Realizado em ambulatório, sem a necessidade de internação do paciente, o procedimento será implantado pela Secretaria Municipal de Saúde em cinco hospitais da rede.

Segundo a prefeitura, a medicação utilizada, o Polidocanol, é injetada na veia em forma de espuma, provocando o fechamento das varizes e acelerando a cicatrização. Em média, são feitas três ou quatro aplicações do produto, em intervalos de duas ou três semanas. A prefeitura destacou ainda que é observada uma boa melhora na perna do paciente logo na primeira semana, com redução da dor.

"É um procedimento bem menos invasivo, as pessoas saem andando e em pouco tempo as feridas cicatrizam. Estamos falando de casos graves de varizes, em que a pele fica escura, com caroços na perna, na altura do tornozelo. Vamos levar alívio a essas milhares de pessoas", disse Crivella.

O novo método é reconhecido pelo Ministério da Saúde, que autorizou a realização do procedimento pelo SUS. A prefeitura explicou que o tratamento é feito em consultas ambulatoriais e, "na grande maioria dos casos, evita a necessidade de cirurgia e de anestesia geral. É indicado também para idosos que, devido às condições clínicas gerais, não poderiam passar por uma operação".

 

Você pode gostar