Pedro Paulo Carvalho e Eduardo Paes - Tânia Rego/ Agência Brasil
Pedro Paulo Carvalho e Eduardo PaesTânia Rego/ Agência Brasil
Por O Dia

Rio - O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o deputado Pedro Paulo (MDB) voltaram a ficar elegíveis após uma liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi divulgada ao DIA pela assessoria de imprensa de Paes. Em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tornou o ex-prefeito e o parlamentar inelegíveis por oito anos. Os dois foram condenados por abuso de poder político-econômico e conduta vedada a agente público, devido ao uso do "Plano Estratégico Visão Rio 500", contratado e custeado pelo município, como plano de governo na campanha eleitoral de 2016.

No entanto, essa medida tem apenas caráter liminar e o órgão ainda vai julgar o mérito e dar a decisão final. Até o momento, não há a data para o julgamento. Na ocasião, a ação foi movida pela coligação "Mudar é Possível" (Psol/PCB), pelo deputado estadual Marcelo Freixo e Luciana Boiteux. Antes, a ação havia sido julgada improcedente pelo Juízo da 176ª Zona Eleitoral, quanto às acusações relativas a Paes e Pedro Paulo.

A candidata a vice-prefeita na chapa de Pedro Paulo, Maria Aparecida Campos Strauss, também figurava como investigada na ação, mas em relação a ela a sentença de primeiro grau julgou extinto o processo.

Você pode gostar