Rio - O prefeito Marcelo Crivella inaugurou o novo laboratório do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta segunda-feira. O espaço, que realiza mais de mil exames de emergência por dia, ganhou novos equipamentos.
Segundo a prefeitura, a unidade é administrada há três meses pela empresa municipal Rio Saúde, que manteve 97% dos funcionários contratados pela organização social que geria o hospital. Com um choque de gestão, a Rio Saúde fez subir para 70% a avaliação positiva da população sobre o atendimento".
"Mais de 30 mil exames estão sendo feitos por mês, com excelente precisão e todo o equipamento novo. O Rocha Faria é um novo hospital depois que saiu a OS e entrou a Rio Saúde. A avaliação dos pacientes mostra que já conseguimos um grande avanço", disse.
Crivella ressaltou que o ideal seria a empresa municipal gerir todas as unidades de saúde. Mas, para isso, a legislação federal teria que mudar. "Se nós tivéssemos as empresas municipais de saúde, no Brasil inteiro, com os gastos de pessoal fora da Lei de Responsabilidade Fiscal, poderíamos fazer em toda a rede, mesmo nas Clínicas de Família, o que fizemos no Rocha Faria. Não podemos porque, quando eu gasto com pessoal da OS, é custeio. E quando eu gasto com pessoal na rede pública municipal, esbarro no limite de 54% que tenho em relação à nossa receita corrente líquida. Esse é o problema", completou o prefeito.