Morro do Preventório, em Niterói - Google Maps
Morro do Preventório, em NiteróiGoogle Maps
Por Agência Brasil

Rio - Uma operação para coibir o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas em Niterói, na Região Metropolitana, foi deflagrada, nesta quarta-feira, pelo Comando Conjunto da intervenção federal, em apoio à Secretaria de Estado de Segurança. As ações aconteceram nas comunidades do Lazareto, Peixe Galo e Preventório, nos bairros de Jurujuba e Charitas. Seis pessoas foram presas e foram recuperados 20 veículos furtados ou roubados.

Militares das Forças Armadas, policiais militares e civis cumpriram mandados judiciais e fazem ações de segurança ostensiva, com cerco, estabilização dinâmica e remoção de barricadas na área, que é de responsabilidade do 12º BPM (Niterói).

As pessoas que acessavam o morro eram revistadas pelos militares, principalmente motoqueiros. Algumas pessoas sem documentos eram obrigadas a ficar retidas nos pontos de controle até que a identificação fosse confirmada pelos militares. Os veículos recuperados foram 12 motos e oito carros. Também foram apreendidas 22 caixas de cigarros contrabandeados.

A operação não interferiu nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Antônio Carlos Jobim/Rio Galeão, mas setores do espaço aéreo podem ser controlados, com restrições para aeronaves civis. Algumas ruas e acessos na região também podem ser interditados.

Em entrevista ontem à EBC, o porta-voz do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), coronel Roberto Itamar, disse que o trabalho entra em nova fase a partir de agora, com mais policiamento nas ruas, após os primeiros três meses dedicados à realização de diagnósticos da situação, reordenamento da estrutura de segurança, fortalecimento das corregedorias policiais e mudanças no sistema penitenciário.

No balanço após dois meses de trabalho, os movimentos sociais apontaram que houve aumento no número de chacinas e de tiroteios no relatório elaborado pelo Observatório da Intervenção.

Você pode gostar