Por O Dia

Rio - Uma mulher internada no Hospital Municipal Rocha Faria, nesta segunda-feira, foi diagnosticada com malária. A suspeita inicial, por conta da febre hemorrágica, foi de ebola. Segundo a unidade de saúde, exames realizados em conjunto com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde confirmaram o diagnóstico na paciente. A brasileira procurou a unidade seis dias após retornar da África, com quadro de febre hemorrágica. De acordo com a pasta, devido ao histórico de viagem, todos os procedimentos protocolares de precaução foram adotados até a conclusão diagnóstica, o que incluiu isolamento, notificação imediata à Coordenação de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS) e à Fiocruz.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Embora seja endêmica em algumas áreas do Norte do Brasil, não é de ocorrência no Rio, e a paciente foi infectada ao viajar para o continente africado.

A mulher permanece internada no Hospital Municipal Rocha Faria, com quadro estável e recebendo todo o tratamento indicado para seu quadro.

Você pode gostar