Caminhoneiros fazem paralização na BR 101, Niterói-Manilha, na altura de Itaboraí, no Rio de Janeiro - Tomaz Silva/Agência Brasil
Caminhoneiros fazem paralização na BR 101, Niterói-Manilha, na altura de Itaboraí, no Rio de JaneiroTomaz Silva/Agência Brasil
Por O Dia

Rio -  A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e a Rio Ônibus divulgaram notas, nesta terça-feira, informando que a greve nacional dos caminhoneiros está afetando diretamente o abastecimento de óleo diesel das empresas de transporte público por ônibus em todo o Estado e que, devido ao ato, o sistema poderá ser paralisado a partir desta quarta. O bloqueio montado em rodovias e terminais de distribuição de combustíveis, segundo as entidades, impede a renovação dos estoques das empresas, que na maioria dos casos acontece diariamente.

"Há empresas que já estão com as operações limitadas, afetando os passageiros. O racionamento de combustível é uma medida adotada em caráter emergencial até a normalização da distribuição de óleo diesel, que depende do fim das manifestações. Se isso não ocorrer a curto prazo, há o risco de paralisação de todas as empresas", revela trecho do documento da Fetranspor.

Segundo a Rio Ônibus, grande parte das empresas de ônibus que circulam no Rio utilizou os últimos estoques de combustível para operar nesta terça-feira. O sistema que serve à capital fluminense consome, em média, 764 mil litros de combustível por dia, um volume que torna complexo o abastecimento da frota neste cenário de escassez de oferta de óleo diesel.

O Rio Ônibus consultou a Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), que confirmou a escassez de combustível no município. "As empresas consorciadas estão demandando todos os esforços para que a população não seja prejudicada e a operação seja mantida pelo máximo de tempo possível. Entretanto, diante da falta de combustível, a operação de transporte por ônibus na capital fluminense terá que ser racionalizada já nesta quarta-feira", diz a nota.

O Rio Ônibus alerta que, em razão das manifestações que vêm sendo promovidas em todo o país pelo setor de transporte rodoviário de cargas - contra a política de preços de combustíveis adotada pela Petrobras -, as empresas que atuam no sistema de transporte por ônibus no Município do Rio de Janeiro estão com o abastecimento de óleo diesel criticamente impactado, sob o risco iminente de falta de combustível para suas operações já a partir desta quarta-feira (23/05).

Vale destacar que grande parte das empresas de ônibus que circulam no Município do Rio utilizou os últimos estoques de combustível para operar nesta terça-feira (22/5). O sistema que serve à capital fluminense consome, em média, 764 mil litros de combustível por dia, um volume que torna complexo o abastecimento da frota neste cenário de escassez de oferta de óleo diesel.

O Rio Ônibus consultou a Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), que confirmou a escassez de combustível no Município do Rio. 
As empresas consorciadas estão demandando todos os esforços para que a população não seja prejudicada e a operação seja mantida pelo máximo de tempo possível. Entretanto, diante da falta de combustível, a operação de transporte por ônibus na capital fluminense terá que ser racionalizada já nesta quarta-feira (23/5). 

Caso a situação não seja normalizada o mais brevemente possível, há risco de paralisação total do sistema a partir de amanhã.
Você pode gostar