Greve de caminhoneiro, falta de produtos no CEASA  , Principal ponto de abastecimento do Rio nos pontos de onibus muita espera  fila nos postos ,Foto  Severino  Silva Agencia O Dia - Severino Silva / Agência O DIA
Greve de caminhoneiro, falta de produtos no CEASA , Principal ponto de abastecimento do Rio nos pontos de onibus muita espera fila nos postos ,Foto Severino Silva Agencia O DiaSeverino Silva / Agência O DIA
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro(Sindestado-RJ) estima que entre 80% e 90% dos postos em território fluminense já estejam sem combustíveis nesta quinta-feira. A previsão é que chegue a 100% hoje. O DIA percorreu estabelecimentos da Zona Oeste, que já sofrem com a falta de gasolina e diesel.

"Estamos no quarto dia da greve dos caminhoneiros, sendo que, em média, os postos costumam recompletar seus tanques a cada três dias. Portanto, a partir de hoje o desabastecimento deverá ser geral em todo o Rio de Janeiro. Quem ainda tem combustível para vender, está certamente no final do seu estoque", disse o presidente do Sindestado, Ronald Barroso do Couto.

Segundo o sindicato, não dá para prever qual a região mais afetada, já que a disponibilidade de combustíveis depende da capacidade dos tanques de cada posto, da frequência com que ele é reabastecido e, mesmo, sua localização.

Em vários postos da Zona Oeste já não há gasolina e diesel. O DIA percorreu os bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz e nos seis estabelecimentos em que a reportagem esteve havia apenas etanol.

As empresas de ônibus Santa Cruz e Jabour, que rodam na região, abasteceram em todos os postos da Avenida Santa Cruz. Apenas um dos veículos teve R$ 500 com diesel no abastecimento. Entretanto, a falta de recomposição nos tanques preocupa os comerciantes. 

"A culpa do que esta acontecendo é do Temer. Isso não vai se resolver nos próximos dias. O prejuízo é incalculável, não tenho como mensurar", disse Roberto dos Santos, de 51 anos, gerente do posto Show de Bola, em Bangu. Diariamente, ele disse que 600 veículos abastecem diariamente no local, que trabalha com aproximadamente 15 mil litros de gasolina e 3 mil de diesel por dia.

Você pode gostar