Estação da TransCarioca fechada - Reprodução / TV Globo
Estação da TransCarioca fechadaReprodução / TV Globo
Por NADEDJA CALADO

Rio - Os cariocas encontram ainda menos articulados nos três corredores do BRT na cidade, nesta sexta-feira. Se ontem o consórcio operou com 50% de seus veículos, hoje está com apenas 43% devido a crise dos combustíveis. As estações abertas ficaram lotadas durante grande parte da manhã e os passageiros que conseguiam seguir viagem embarcavam em ônibus muito cheios.

Assim como ontem, nesta sexta-feira as estações dos trechos da Avenida Cesário de Melo, do corredor TransOeste, e entre Madureira - Galeão, do TransCarioca, continuam fechados. São 40 estações ao todo. Uma das estações que ficaram lotadas hoje era a do Ipase, na Praça Seca, mesmo depois do horário de pico. O mesmo panorama era encontrado na estação Capitão Meneses. Ambas, inclusive, tinham vidros quebrados.

Bairro com muito movimento e de grande procura pelo BRT, que faz integração com trens da SuperVia, Madureira também sofreu com o número reduzido de articulados, além de haver sinais de depredação nos vidros da estação Mercadão. A quantidade de pessoas no local diminuiu nesta sexta-feira e os comerciantes dizem que os reflexos são sentidos nas vendas.

"Sexta-feira costuma ser um dia movimentado, o número de clientes caiu bastante. Ninguém está vindo, porque não tem BRT, tem poucos ônibus, as ruas e o comércio estão muito mais vazios. Ontem não vendemos praticamente nada", contou a vendedora Roberta Floriano, 24, que trabalha em um box de uma das galerias de comércio do Mercadão de Madureira.

O consórcio não informou se outras estações foram depredadas. Entretanto, durante a madrugada um veículo articulado que desembarcava passageiros no Mato Alto foi alvo de vândalos. Com o número já reduzido da frota, o sistema perdeu mais um ônibus, que foi retirado de circulação para reparos. Ao total, a frota dos corredores conta com cerca de 400 articulados, mas apenas 43% estavam operando nesta sexta-feira.

Confira as linhas em funcionamento desde as 4h:

TransOeste

10 (Expresso - Santa Cruz x Alvorada); 12 ( Expresso - Pingo D'água x Alvorada); 21A (Parador - Recreio x Jd. Oceânico) e 25 (Semiexpresso - Mato Alto x Jd. Oceânico)

TransCarioca

35 (Parador - Madureira x Alvorada); 40 (Expresso - Madureira x Jd. Oceânico); 41 (Expresso - Madureira x Recreio)

TransOlímpica

51 (Parador - Recreio x Vila Militar) e 53 (Expresso - Sulacap x Jd. Oceânico) e 50 (Parador - Centro Olímpico x Jd. Oceânico)

Você pode gostar