O chef Fabio Mendes comandou aula sobre aproveitamento integral de alimentos, durante o evento Santander Delícias do Brasil - Divulgação
O chef Fabio Mendes comandou aula sobre aproveitamento integral de alimentos, durante o evento Santander Delícias do BrasilDivulgação
Por

Rio - Até mesmo quem é do ramo se surpreende com as receitas e ingredientes que vêm sendo apresentados durante o 'Santander Delícias do Brasil', que termina hoje, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. A chef de cozinha Adriana Domingues, que visitou o espaço na sexta-feira, se entusiasmou com as manteigas temperadas da Plezi Gourmet, uma das marcas que participam da feira de produtores montada na área do evento.

"A manteiga feita com especiarias indianas deixou um gosto na boca até agora", comentou Adriana, que citou outros exemplos: "Gostei também da manteiga de vinho e a de sabor toscana. Em todas elas, o produtor conseguiu harmonizar a receita de forma a ressaltar sabores típicos de cada ingrediente que inspirou a sua criação".

Surpresas também na barraca ao lado, da Mbee Mel Gourmet. A empresa, do apicultor Eugênio Basile, trabalha com diferentes tipos de mel produzidos por espécies de abelhas brasileiras. "Cada vez mais os chefs utilizam os meles nativos em receitas que estão sendo premiadas. Eles estão descobrindo esse novo ingrediente, pois praticamente 100% do mel consumido no mercado vem de abelhas exóticas, que surgiram do cruzamento de espécies africanas com europeias", explicou o apicultor.

As amigas Silvia e Patrícia Cohen provaram diversos sabores. "Hum... Este mel lembra uva verde", comentou Patrícia, enquanto Silvia mostrou-se impressionada com uma variedade que desconhecia. "Nossa, que universo rico de sabores!", disse.

A troca de informações também aconteceu no espaço dos estandes-restaurantes. Em um deles, do estabelecimento Viradas do Largo, de Tiradentes (MG), a chef Beth Beltrão ensinava o passo a passo do pastel feito com massa de angu. "Entendi bem. Estou ansiosa para tentar reproduzir a receita em casa", disse Ana Bonifácio.

No auditório Sesc/Senac, o chef Fabio Mendes deu uma aula sobre o aproveitamento integral de alimentos. Na sexta, ele ensinou ao público a fazer um bolinho de feijão com recheio de casca de banana e talos de coentro.

Você pode gostar
Comentários