Rio - O governador Luiz Fernando Pezão garantiu, neste domingo, que o Estado do Rio não terá ponto facultativo durante a greve dos caminhoneiros e que as escolas e serviços de saúde vão funcionar normalmente. Pezão participou de uma coletiva com o o interventor federal. general Braga Netto. e o secretário de Segurança, general Richard Nunes, no Centro Integrado de Monitoramento e Controle (CICC) para tratar do funcionamento dos órgãos públicos. Também participam da reunião secretários da administração estadual e representantes do gabinete de crise.
“Sem ponto facultativo. Vamos apoiar as prefeituras no abastecimento de ambulâncias. As escolas estaduais vão funcionar normalmente. E aos prefeitos, faço um apelo para que qualquer escola funcione", destacou Pezão, que garantiu aula e merenda para quem se deslocar às unidade. O governador também garantiu o pleno fornecimento de água pela Cedae. E cobrou 'reciprocidade' dos caminhoneiros em greve.
"Faço também um apelo a todo o movimento. Fomos o primeiro Estado a atender as revindicações. Baixamos para 4% o ICMS e isso já está com a Alerj. Atendemos o pedido de mudança de frete. Esperamos essa reciprocidade. Que eles saiam dos piquetes ", disse o governador.
O interventor Braga Neto acredita em negociação pelo bem-estar da sociedade e comemora as mais de 160 escoltas de caminhões tanque é demais cargas para o abastecimento básico. "A central de escolta já atendeu mais de 160 chamados e não tivemos confronto. O princípio básico é a negociação", finalizou.
BRT vai operar com 5% da frota na madrugada
O BRT Rio informou que mais cinco caminhões com combustivel foram liberados e seguiram para as garagens das empresas consorciadas do sistema. Durante a madrugada, das 0h às 4h de segunda-feira, o sistema vai operar com 16 articulados, cerca de 5% da frota. Vão funcionar os serviços 11 (Santa Cruz X Alvorada Parador); 35 (Madureira X Alvorada Parador); 50 (Centro Olímpico X Jardim Oceânico Parador); e 51 (Recreio X Vila Militar Parador), com intervalos variando de 20 a 45 minutos.
De manhã, 35% da frota será usada. Serão, ao todo, dez linhas. Os serviços do eixo da avenida Cesário de Melo e do trecho entre Madureira e Galeão permanecem interrompidos. Qualquer alteração no sistema será divulgada nas nossas redes sociais.
Confira as linhas que vão funcionar
Transoeste
10 (Expresso - Santa Cruz x Alvorada); 12 ( Expresso - Pingo D'água x Alvorada); 21A (Parador - Recreio Shopping x Jd. Oceânico) e 25 (Semiexpresso – Jd. Oceânico X Mato Alto) - intervalos variando de 8 a 12 minutos
Transcarioca
35 (Parador - Madureira x Alvorada), 40 (Expresso - Madureira x Jd. Oceânico) e 41 (Expresso - Madureira x Terminal Recreio) – intervalos variando de 8 a 20 minutos
Transolímpica
50 (Parador – Jd. Oceânico x Centro Olímpico), 51 (Parador - Terminal Recreio x Vila Militar) e 53 (Expresso - Sulacap x Jd. Oceânico) – intervalos entre 8 e 20 minutos.