Segundo o consórcio, os ônibus vão circular entre 4h e 23h, com dez carros e intervalos de 15 minutos - Severino Silva / Agência O Dia
Segundo o consórcio, os ônibus vão circular entre 4h e 23h, com dez carros e intervalos de 15 minutosSeverino Silva / Agência O Dia
Por Felipe Rebouças*

Rio - O secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina, afirmou nesta segunda-feira que a cidade irá voltar a normalidade a partir desta terça-feira. "O Centro de Operações da Prefeitura e a Secretaria de Segurança do Estado conseguiram garantir diesel suficiente para o retorno de 100% da frota dos ônibus municipais. Os intermunicipais, pelo menos na Região Metropolitana, e o BRT também. Tudo normalizado a partir da próxima madrugada", declara ele. 

De acordo com o secretário, nesta segunda-feira circula na capital fluminense 45% da frota de ônibus. "A demanda integral, segundo as empresas, não se justifica por conta das pausas escolares", comenta Messina.

Cláudio Callak, presidente do Rio Ônibus, diz que a previsão para a manhã desta terça é que as linhas iniciem com 70% a 80% da frota e vá aumentando ao longo do dia. "Hoje a gente não acredita que não tenha demanda para atender 100% da população, mas garantimos para amanhã", afirma. 

Segundo Callak, ainda não há estimativa de prejuízo. "Nossa preocupação é normalizar a situação de transporte no Rio e atender à população", completa. 

Paulo Messina também informou que as unidades de Educação, tendo em vista a volta dos ônibus, retornam à normalidade nesta terça-feira, e a Comlurb funciona plenamente. De acordo com ele, o governador, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Marcelo Crivella estão no Palácio Guanabara tratando dos demais modais (barca, metrô, trem) e a questão da segurança do transporte de diesel da Reduc para os pontos de abastecimento. 

*Estagiário sob a supervisão de Lula Pellegrini

Você pode gostar