Caminhões poderão circular livremente pela cidade do Rio até dia 17 de junho - Foto: Daniel Castelo Branco
Caminhões poderão circular livremente pela cidade do Rio até dia 17 de junhoFoto: Daniel Castelo Branco
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, liberou a circulação de veículos de carga na cidade. O decreto que libera a carga e descarga em qualquer horário foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do município. A medida vale até o dia 17 de junho. 

O texto foi proposto pelo vereador Felipe Michel (PSDB), para planejar a volta da cidade à normalidade. Felipe, que é titular da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, entregou ao secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina, um ofício pedindo a suspensão provisória de todos os decretos que tratem sobre limitação aos veículos de carga em vias públicas até que a situação esteja normalizada. "É uma medida emergencial para minimizar os impactos da greve dos caminhoneiros", afirma.

O decreto leva em consideração " a paralisação nacional dos caminhoneiros desde 21 de maio" e a "a urgência do reabastecimento e o risco de perecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade no município." Normalmente, as operações de carga e descarga acontecem de 6h às 10h e das 17h às 21h, e sempre de segunda a sexta-feira. 

"Ficam suspensas, do dia 29 de maio até o dia 17 de junho do corrente ano, as restrições de entrada e circulação de veículos de carga, assim como a proibição da operação de carga e descarga, previstas nos Decretos nº 42.272, de 20 de setembro de 2016, que dispõe sobre horário de circulação de veículos de carga e operação de carga e descarga, e dá outras providências e nº 43970, de 17 de novembro de 2017, que Altera o Decreto nº 42.272, de 20 de setembro de 2016, que dispõe sobre horário de circulação de veículos de carga e operação de carga e descarga, e dá outras providências", diz o decreto.

Nesta segunda-feira, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) pediu ao prefeito Marcelo Crivella a liberação dos horários de operação de carga e descarga para todos os tipos de veículo de carga durante, no mínimo, os próximos dez dias.

De acordo com a federação, o objetivo é facilitar a normalização do fornecimento de produtos fundamentais à população carioca, tendo em vista que o comércio na cidade já sofre com o desabastecimento. “Mesmo com o anúncio do fim da greve feito pelo Governo, a retomada dos serviços não será imediata, e é preciso os produtos cheguem o quanto antes para os consumidores”, afirma Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente da Fecomércio.

 

Você pode gostar