Fiscalização da Vigilância Sanitária em depósito no mercado São Sebastião  - Severino Silva
Fiscalização da Vigilância Sanitária em depósito no mercado São Sebastião Severino Silva
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Cinco equipes de técnicos da Vigilância Sanitária do município do Rio montaram uma força-tarefa para intensificar a fiscalização nos centros de distribuição das redes de varejo e atacado, na manhã desta quarta-feira. Eles verificam no Mercado São Sebastião, na Penha, as condições que as cargas de alimentos estão sendo entregues após a paralisação dos caminhoneiros e impedir que produtos impróprios para consumo sejam distribuídos aos supermercados e grandes estabelecimentos varejistas.

Entre os depósitos no local já inspecionados estão os dos supermercados Prezunic e Princesa. Até 10h30 nenhuma irregularidade tinha sido encontrada. Estão sendo verificados, prioritariamente, produtos de origem animal congelados e resfriados, como carnes, frangos e laticínios.

"O objetivo é vistoriar a qualidade dos produtos e principalmente alimentos de origem animal que precisam da refrigeração, seja congelamento ou resfriamento. A queda no resfriamento desses produtos pode causar problemas para o consumidor. Queremos verificar a qualidade desses produtos, a temperatura do armazenamento, a integridade da validade e das embalagens, a forma de como eles estão armazenados. Vamos coletar amostra desses alimentos e mandar ao laboratório municipal para verificar se eles estão dentro dos padrões. Caso não deseja satisfatório, vamos notificar os estabelecimentos", disse Aline Borges, coordenadora de alimentos da Vigilância Sanitária municipal.

As equipes de alimentos e de laboratório analisam características como cor, odor, textura ou qualquer alteração dos produtos, além da validade. Os alimentos considerados impróprios serão inutilizados e descartados, e os estabelecimentos poderão ser multados.

"Vamos coletar algumas amostras de diversos tipos de produtos, principalmente produtos sob refrigeração e não em congelamento. Faremos análises para saber se tem a presença de algum microrganismo fora dos padrões, o que pode gerar uma gastroenterite e em outras pessoas mais suscetíveis pode até causar óbito. Todos esses produtos serão avaliados para saber se todos os padrões legais estão sendo respeitados", disse Roberta Ribeiro, coordenadora do Laboratório de Saúde Pública da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária alerta a população para também ficar atenta a essas características e, caso perceba alguma alteração, ligar para a central de atendimento 1746, que as equipes irão verificar o problema. As denúncias podem ser contra qualquer estabelecimento que comercializa alimentos, como supermercados, açougues, peixarias e mercados de bairro.

"Nos produtos de origem animal — carne, leite, frios, pescados e principalmente congelados — existem algumas dicas para verificar se sofreu descongelamento. Como eles têm muita água, após o congelamento eles liberam líquido que recongela fora do produto. Se tiver gelo dentro da embalagem é um grande indício que o produto sofreu descongelamento. Isso pode ser um grande risco para a saúde do consumidor. Outra consideração que temos que fazer são as embalagens estufadas. Isso indica que houve crescimento de micro-organismos e produção de gás. O consumidor não deve levar esse produto", explicou Aline Borges.

Você pode gostar