Alambique é encontrado dentro de cela em presídio de Japeri - Divulgação
Alambique é encontrado dentro de cela em presídio de JaperiDivulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Um alambique foi descoberto nesta segunda-feira dentro de uma das celas do Presídio Cotrim Neto, em Japeri, na Baixada Fluminense. A inusitada 'fábrica' de cachaça artesanal foi encontrada durante revista nas unidades do complexo, feita por agentes da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em conjunto com a Coordenação de Unidades Prisionais do Grande Rio e a direção do próprio presídio.

O flagrante, que resultou também na apreensão de 203 papelotes de cocaína, três invólucros maconha, cinco celulares e uma bateria, surpreendeu o secretário da Seap, o delegado David Anthony, pela ousadia.

"Graças a essas ações conjuntas, estamos atentos para coibir qualquer irregularidade dentro dos presídios, seja ela qual for", afirmou Anthony, ressaltando que caberá agora à Corregedoria da Seap "apurar responsabilidades".

Especialista no assunto, José Vicente Filho, ex-secretário Nacional de Segurança, também se mostrou surpreso. "Demonstra ainda falhas graves no sistema prisional do Rio. A Seap deve investir, sobretudo, em mais rigor e tecnologias na porta de entrada dos presídios", opinou José Vicente.

"É inadmissível que um esquema desses (com pelo menos seis baldes, garrafas de vidro e de alumínio, mangueiras e até um fogareiro improvisado para fermentação e destilação de cana) passe despercebido. Ainda mais pelo cheiro inconfundível de aguardente", completou Vicente.

Orgia e motel em Benfica 

Os casos de descobertas 'inusitadas' por agentes da Seap em presídios não são novidade. Há duas semanas, prostitutas faziam a farra dentro da cadeia pública Casa de Albergado Crispim Ventino, em Benfica. A denúncia é do blog Tribuna Penitenciária e será investigada pela Corregedoria da Seap.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Rio de Janeiro (Sindaperj), Wilson Camilo, a publicação recebeu a informação de que três prostitutas participaram da orgia na cadeia. "A denúncia foi recebida por e-mail pelo blog 'Tribuna Penitenciária'", explicou Camilo.

Na secretaria, foi montada uma comissão foi montada para apurar o caso. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, através de comunicado oficial, que a matéria publicada no dia 3 de julho no blog Tribuna Penitenciária sobre uma possível festa na Casa do Albergado Crispim Ventino vincula uma imagem de um site pornô, sem qualquer tipo de crédito, atribuindo isso à suposta festa ocorrida dentro de uma unidade prisional.

"A Corregedoria já está apurando a conduta do servidor, que é responsável pelas publicações no blog, sobre a veiculação indevida de imagem conferida à Instituição. Além disso, foi determinada a instauração imediata de sindicância e apuração, através de inspeção na unidade. A Ouvidoria da Seap só recebeu a denúncia às 8:41 da manhã desta quarta-feira, 4 de julho."

Em outra unidade prisional, também no bairro de Benfica, a Cadeia Pública José Frederico Marques, também já houve denúncias de visitas íntimas irregulares e foi encontrado uma cela com decoração de motel para esses encontros, como revelado pela coluna Informe do DIA. As denúncias foram feitas na época em que lá estavam presos ilustres da Operação Lava Jato, que, desde maio, foram transferidos para o Complexo de Bangu.

 

 

Você pode gostar