Por O Dia

Rio - O Ministério Público estadual deflagou nesta sexta-feira, de manhã, operação para prender ex-agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) suspeitos de cobrar propina de barraqueiros das praias de Copacabana e Ipanema.

Os procuradores obtiveram dois mandados de prisão preventiva contra agentes do órgão, mas eles não foram encontrados em suas casas e são considerados foragidos. Segundo o MP, um deles é Eduardo Laviola, ex-diretor de Controle Urbano da Seop e atual coordenador de Controle Urbano da Secretaria Municipal de Fazenda. O segundo é o ex-agente de Inspeção e Controle Urbano da Seop, identificado como Remuth. Outros três agentes são investigados pelo Ministério Público.

A Secretaria da Casa Civil ressaltou que a denúncia do MP se refere à fatos ocorridos na gestão passada, em 2015 e 2016, e que solicitou as provas para auxiliar em investigação interna. "O funcionário Eduardo Laviola já teve sua exoneração assinada no cargo comissionado em que estava nomeado e que a secretaria determinou a instauração de sindicância para investigar os cinco servidores municipais citados no inquérito. Ficando comprovada a responsabilidade, todos os servidores envolvidos serão exonerados", afirmou em nota a secretaria.

"Os denunciados faziam fiscalização nas praias de Copacabana e Ipanema, exigindo indevidamente dinheiro e mercadorias dos barraqueiros, a fim de que estes pudessem continuar trabalhando nos seu pontos da praia. As exigências indevidas eram feitas tanto de barraqueiros irregulares, como de barraqueiros regulares", diz trecho da denúncia, assinada pelo promotor Cláudio Calo, titular da 24ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal.

O acusado identificado como Remuth, segundo a denúncia do MP, chegava a exigir de barraqueiros que a propina fosse depositada em sua conta corrente. De acordo com a investigação, os valores das propinas variavam de R$ 200 a R$ 1 mil.

Você pode gostar
Comentários