Parte traseira do carro totalmente destruída após explosão em Macaé - Reprodução / Internet
Parte traseira do carro totalmente destruída após explosão em MacaéReprodução / Internet
Por O Dia

Rio - Uma semana após um carro ficar destruído por causa de uma explosão de seu cilindro de gás natural veicular (GNV), em Macaé, Região dos Lagos, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) recebeu 23 ligações de motoristas procurando saber informações sobre como proceder na instalação do kit gás (GNV) em seus veículos.

Segundo o presidente do órgão, Manuel Rampini, a preocupação dos usuários que utilizam o GNV como combustível é mais do que necessária, já que por vezes, para economizar, muitos optam em procurar oficinas não oficiais para executar o serviço dentro das especificações exigidas.

"Hoje temos registradas um total de 178 empresas registradas para realizar o serviço; mas todo o cuidado é pouco na hora de instalar o kit gás. É importante que o consumidor observe na hora da instalação do equipamento se a empresa possui o registro de certificação do Inmetro, que tem que ficar localizado em local de fácil visualização. Caso não esteja, ele deve pedir ao proprietário para ver o certificado. Além disso, os equipamentos como cilindros, suporte do cilindro, válvulas de segurança, abastecimento e do redutor de pressão, também devem estar certificados pelo Inmetro", explicou.

Manuel Rampini ainda lembrou da obrigatoriedade em realizar o reteste do cilindro há cada 5 anos, ou no caso do veículo ter se envolvido em qualquer tipo de acidente. O proprietário deve procurar um Organismo de Inspeção (OI) para verificar se está tudo dentro das normas exigidas e, em seguida, pegar o certificado para realizar a vistoria anual do veículo.

Desde o início do ano, 95 empresas já foram autuadas por realizar a instalação ou manutenção de cilindros de GNV sem possuir o registro. Há cada seis meses são realizadas operações para fiscalizações nos estabelecimentos credenciados.

Consumidores que tiverem algum tipo de dúvida devem ligar para o 0800 282 3040, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Você pode gostar