Forte de Copacabana, em Copacabana, na Zona Sul do Rio - Divulgação
Forte de Copacabana, em Copacabana, na Zona Sul do RioDivulgação
Por O Dia

Rio - Nesta sexta-feira, o Planetário do Rio — em parceria com o Sesc-RJ — promoverá uma noite especial durante o eclipse lunar no Forte de Copacabana, na Zona Sul. Na ocasião, será possível ver a Lua nascer avermelhada no horizonte e já eclipsada, às 17h27. O final do eclipse está previsto para 19h19.

De acordo com os organizadores, após o fenômeno, haverá uma observação do céu gratuita, com supervisão dos astrônomos do Planetário e do Grupo de Astronomia Amadora “NGC51”. Segundo os pesquisadores, Júpiter e Saturno, dois dos planetas gigantes do Sistema Solar, formados por gases, estarão em evidência, o que possibilitará ao público observar os anéis de Saturno por meio de telescópios instalados no local.

Outro destaque do céu da próxima sexta-feira é a oposição de Marte, que brilha com mais intensidade. Aqueles que quiserem participar da noite de observação, deverão chegar às 16h para retirar senha. O evento será no espaço conhecido como “Campo de Marte”.

O Planetário ressalta, no entanto, que realização do evento dependerá de boas condições climáticas. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, a atividade será cancelada.

Serviço:

Local: Forte de Copacabana, Posto Seis

Data: 27 de julho

Horário e Ingressos: Distribuição de 500 senhas para acesso ao local a partir das 16h.

 

Você pode gostar