Lua de Sangue - AFP
Lua de SangueAFP
Por LUANA BENEDITO

Rio - A Lua de Sangue, que acontece nesta sexta-feira, será o eclipse lunar mais longo do século 21. A partir de 15h24 no horário de Brasília, o Sol, a Terra e Lua ficarão alinhados no céu. De acordo com astrólogos, o fenômeno — que poderá ser visto entre 17h27 e 19h19 — influenciará os signos do zodíaco e aspectos da sociedade.

“Aquário, Leão e Escorpião, nessa ordem, são os signos linhas de frente que sentirão na pele o correr da Lua. Aquário, por ser o signo onde a Lua se hospeda, justamente durante o eclipse; Leão, por ser o cenário em maior evidência desse período de 30 dias; e Escorpião, que por alguma razão, sairá do escuro de sua morada e jogará luzes em suas entranhas”, comenta Bruno Libra, da Saturnália - Escola de Astrologia.

O astrólogo Eric Satine também concorda que os aquarianos e leoninos sentirão mais o peso dos efeitos do eclipse.”Os nativos de Aquário podem achar que estão no limite e se sentirão um pouco mais dramáticos ou experimentarão uma tensão maior durante esse período”, diz.

Bruno Libra, no entanto, faz um alerta para as pessoas dos demais signos do zodíaco: “Todos os demais habitantes de todos os outros, é claro, sentirão a maré encher, e por sobrevivência, deverão nadar e nadar."

A astróloga Luludy, do canal no Céu com Luludy, acredita que além dos signos mencionados por Bruno e Eric, os taurinos deverão sentir bastante as influências, porque o eclipse é em signo fixo. “Os arianos também, porque Marte planeta regente de Áries está retrógrado e fica todo mundo impaciente”, comenta.

Terra bloqueia raios de sol que iriam para a Lua, que fica avermelhada - AFP

Impaciência e tensão no ar: mantenha a calma

Impaciência, esse é um dos sentimentos que poderão predominar nos próximos dias. ”Eclipses em Aquário podem nos deixar um pouco ansiosos e com uma sensação de que fomos pegos desprevenidos, porque Aquário é um signo que é conhecido por ser não convencional e ser inesperado”, afirma Eric.

“Há uma tensão no ar e o clima é de bastante nervosismo. É possível dizer que a Lua (que aqui quer dizer 'pessoas') está aflita com o que o sabe e o que não sabe. Como se uma pessoa desconfiasse de algo, mas não soubesse dizer o quê. Ou então: como se visse uma coisa para arrumar, mas ela mesmo resistisse à mudança”, completa Bruno.

No entanto, Luludy dá a dica para deixar o momento mais ameno e não cair em ciladas. "Enquanto o eclipse estiver 'ativo' (das 17h21 do dia 26 até às 17h21 do dia 28) não é bom agir pelo impulso e estar em situações limítrofes, ou por um fio, 24h antes ou depois do evento em si. Evite brigas, grosserias, grandes compras ou vendas e assinaturas de contatos”, recomenda a astróloga. “É fugir de treta mesmo, independente de signo."

“É necessário muita calma nos próximos dias após essa lua, pois o momento é propício para que explodamos e chutemos o pau da barraca, mas isso é o que devemos evitar a todo custo, não esquecer que o que acontece durante um eclipse vai durar por algum tempo, para o bem e para o mal”, aconselha Eric.

Lua de Sangue - Reprodução Instagram / Eric Satine

Mudanças

Segundo Satine, a lua acontece em um momento em que há 5 planetas masculinos retrógrados e isso indica uma diminuição da hegemonia masculina na sociedade, além de reforçar a ascensão de pautas ligadas à igualdade de gênero. “Ela trará mais carga aos temas que já estão em evidência: revolta, abusos de poder, corrupção. E no caso a Lua é o povo, se opondo ainda mais ao poder vigente. E como estamos nos aproximando das eleições, a tendência é que a ousadia do governo aumente, partindo para o tudo ou nada”, acredita.

Já Bruno Libra, acredita que o eclipse não trará tantas mudanças significativas no aspecto social. “Como já disse Bezerra da Silva, um que bem conhecia as dores da Lua de Sangue, mudanças significativas na sociedade só 'quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas'. Isto é: a miséria que assola o Brasil todos os dias, repetidas e repetidas vezes, seguirá seu passo forte sem uma mudança significativa que caia do céu”, diz.

“Acredito que este eclipse será uma oportunidade da gente se confrontar com vontades que estavam tamponadas”, conclui Luludy.

Você pode gostar